Paço e Biblioteca Municipal recebem ações contra a dengue

24/04/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove nesta quinta-feira, dia 24 de abril, ações de prevenção e mobilização contra a dengue no Paço Municipal e na Biblioteca Pública, no Centro da cidade.

As atividades, que incluem vistoria nos ambientes e atividades de educação e informação sobre a doença, são promovidas por uma equipe de 11 pessoas entre agentes comunitários, ajudantes de controle ambiental e supervisores de dengue do Centro de Saúde Centro e da Vigilância em Saúde Leste.

Segundo a agente de saúde Lucilvana Barel Maião, a receptividade dos servidores está sendo muito boa. “Além de verificar o ambiente, orientamos e esclarecemos sobre como proceder para evitar criadouros, com foco principal para plantas naturais. O ideal é evitar os pratos de vasos”, disse.

Região norte. A Secretaria de Saúde também realizou hoje ações de controle e prevenção contra a dengue no Centro de Saúde Cássio Raposo do Amaral, na região norte da cidade, na abrangência do CDHU-E.

Em parceria com o Conselho Local de Saúde, Visa Norte e Sub-Prefeitura de Nova Aparecida, as equipes da unidade percorreram as ruas para fazer arrastão de criadouros e divulgar informações sobre a doença, com enfoque para a questão da necessidade da disposição adequada do lixo. A escola que atende ao bairro também se envolveu.

Em 2008, foi confirmado um caso de dengue na área do CS Cássio Raposo, que abrange também a Vila Olímpia e o Jardim Mirassol. Em 2007, foram 28.

Capacitação. Na tarde de ontem, quarta-feira, dia 23, técnicos da Vigilância em Saúde de Campinas capacitaram equipes de saúde da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

“O objetivo é que eles estabeleçam um fluxo dentro da escola para atender, encaminhar e acompanhar pacientes com suspeita de dengue. Consideramos a possibilidade de muitos alunos que viajam para outras cidades e regiões do País onde está ocorrendo transmissão de dengue”, disse o médico sanitarista André Ricardo Ribas de Freitas, da Vigilância em Saúde. Na semana passada, 900 alunos e professores da instituição assistiram palestra sobre dengue.

Também esta semana, a Vigilância em Saúde está capacitando 47 novos profissionais que vão atuar especificamente contra a dengue. São ajudantes de controle ambiental e supervisores que vão desenvolver atividades como remoção e inviabilização de criadouros, controle químico, telagem de caixas d´água, ações de educação em saúde, informação e mobilização social entre outras.

Na segunda-feira, este contingente já vai estar em campo para reforçar a ofensiva contra a doença. Os novos profissionais se somam a outros 38 já capacitados em janeiro. No total, estão sendo contratados 250 homens para atuar contra a dengue.

Redução. Este ano, Campinas registrou 139 casos de dengue. No ano passado, em janeiro, fevereiro, março e abril, foram mais de 6.926 mil.

“A redução no número de casos em Campinas é bastante significativa e revela o resultado de esforços do governo municipal que se antecipou ao período de maior transmissão da dengue – que são os meses de calor e chuvas – com reforço nas estratégias de controle, nas ações de comunicação, informação e mobilização social, na mobilização de todos os setores da Prefeitura, na capacitação das equipes de saúde e na avaliação e acompanhamento dos trabalhos”, afirma o secretário municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva.

Segundo o secretário, a redução, por outro lado, indica a importância de se manter a vigilância permanente contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue. “Vencemos uma batalha, mas a guerra não está ganha. Em Campinas, como em todo Brasil, cerca de 70% dos casos de dengue registrados anualmente ocorrem no período de janeiro a maio. Por esse motivo, a continuidade das medidas de combate ao vetor no município e a participação da população são essenciais, uma vez que ainda estamos apenas no período favorável à transmissão da dengue”, alerta José Francisco Saraiva.