Prefeitura promove ações contra a dengue em todas as regiões da cidade

28/04/2011

Autor: Denize Assis

Campinas registrou 980 casos de pessoas com dengue em 2011, sendo nove de dengue com complicações e cinco da forma hemorrágica. Não houve mortes. O número é menor do que o registrado no mesmo período de 2010

A Secretaria de Saúde de Campinas promove entre sexta-feira, 29 de abril, e sábado, 30, uma série de ações contra a dengue em todas as regiões da cidade. Segundo a Vigilância em Saúde (Visa) municipal o novo balanço divulgado nesta quinta-feira aponta que este ano 980 pessoas foram diagnosticadas com a doença na cidade. Entre estes casos, nove foram de dengue com complicações e cinco da forma hemorrágica. No último balanço, em 18 de abril, eram 867 ocorrências, sendo quatro com complicações e três hemorrágicos.

Norte. No sábado, dia 30, na região norte da cidade, a comunidade do Distrito de Barão Geraldo em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Saúde de Barão Geraldo, Distrito de Saúde Norte e Vigilância em Saúde (Visa) Norte, promove o ‘Dia D’ contra a dengue. A atividade integra a Campanha de Mobilização de Barão Geraldo contra a doença, definida em reunião em 14 de abril entre autoridades sanitárias e população.

O objetivo é envolver toda a comunidade do Distrito no combate e estimular cada cidadão a receber as equipes de Saúde e a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, se multiplica.

Equipes compostas por técnicos da Secretaria de Saúde e representantes da comunidade de Barão vão estar espalhadas por pontos estratégicos do bairro para atividades de informação, educação e mobilização social. Entre os pontos, haverá equipes no Colégio Rio Branco, Praça do Coco, Terminal de Barão Geraldo e Parque Hermógenes. As ações começam às 8h e devem durar o dia todo.

A iniciativa é uma resposta à constatação de que o Distrito de Barão Geraldo é o local da cidade com o maior número de pendências de dengue, ou seja: tem o maior percentual de residências que não podem ser visitadas pelas equipes de saúde porque os moradores não estão em casa ou se recusam a receber os agentes.

Ainda na região Norte, no dia 25, equipes do Distrito de Saúde Norte e Vigilância em Saúde Norte reuniram-se com técnicos de Sumaré para mapear casos da doença nas áreas contíguas entre as duas cidades e, assim, desencadearem ações conjuntas. Em alguns locais na região Norte, a divisa entre Sumaré e Campinas se dá apenas por uma rua, como nos bairros Vila Padre Anchieta e Nova Aparecida. Portanto, segundo equipes da Visa Norte, o trabalho necessita ser articulado e ao mesmo tempo para resultados mais eficazes.

A região Norte acumula este ano 138 casos de dengue, sendo 32 em Barão Geraldo.

Leste. Na região leste da cidade, na Vila Costa e Silva, equipes preparam o território neste dia 28 para nebulização, ou bloqueio químico, na sexta-feira, dia 29. Técnicos vão de casa em casa para orientar moradores sobre como preparar o imóvel. A meta é atingir 678 imóveis durante o bloqueio químico. A atividade vai contar com colaboração de equipes de todas as Vigilâncias em Saúde do município.

Na terça-feira, dia 3 de maio, a nebulização será em 11 quarteirões do Proença, na área próxima ao Estádio Moises Lucarelli (Majestoso), da Ponte Preta. A região Leste registrou, em 2011, 156 casos de dengue.

Sudoeste. Equipes da Visa Sudoeste e do Centro de Saúde Itatinga promovem arrastão de criadouros de dengue no Jardim Telesp. Na segunda-feira, 2 de maio, ocorre bloqueio químico no Jardim Santo Antônio, na região do Ouro Verde. Mais de 30 servidores vão estar envolvidos nas ações. A região Sudoeste tem 202 casos acumulados de dengue este ano.

Noroeste. Na área de abrangência do Centro de Saúde Floresta, equipes promovem nesta quinta-feira, 28, busca ativa de casos suspeitos de dengue no Parque Floresta. A Noroeste tem 272 casos da doença registrados em 2011, sendo a região com maior número de casos e maior incidência da doença.

Sul. Na região Sul, nesta sexta-feira, dia 29, ocorre arrastão de criadouros no Jardim São José e no Campo Belo. Também serão promovidas ações de busca ativa nos bairros São Domingos, Fernanda, Orosimbo Maia, Faria Lima, Vila Rica e Santa Odila. A Sul acumula este ano 214 casos de dengue.