Bairros do São Marcos vão receber ações contra a Dengue

02/04/2013

Autor: -

Três bairros que compõem a região atendida pelo Centro de Saúde do São Marcos, Norte de Campinas, irão receber uma grande operação de combate à dengue nestas quarta e quinta-feira, dia 3 e 4 de abril, entre 8h30 e 14h. Servidores da Secretaria Municipal de Saúde devem visitar aproximadamente três mil imóveis no Jardim Campineiro, Vila Esperança e no próprio Jardim São Marcos para tentar eliminar criadouros do mosquito.

“Nesta região, há um grande problema com materiais inservíveis, como pias e vasos sanitários quebrados, baldes, garrafas, latas e pneus. Acumulados, viram criadouro para o Aedes aegypt. Por isso precisamos ter um monitoramento mais ostensivo nesta localidade”, explicou o biólogo Ovando Provatti, coordenador do programa de dengue no Distrito de Saúde Norte.

Outro problema, ainda segundo Provatti, é o fato de muitos catadores de recicláveis morarem nestes bairros. Materiais recolhidos pelos mesmos acabam ficando aglomerados quando não vendidos ou repassados para cooperativas. Desta forma, permanecem sob efeitos de sol e chuva, o que facilita a proliferação do mosquito.

Cerca de 60 servidores participam desta ação, entre os quais 40 agentes comunitários de saúde. Sete veículos vão dar apoio aos funcionários: três caminhões e quatro carros da secretaria. “Além desses, um carro de som voluntário está circulando nesta terça para avisar os moradores sobre a ação. Aqueles que não puderem receber os agentes neste mutirão terão suas casas vistoriadas em outras oportunidades. Caso se recusem e tenham criadouros em seus quintais, serão notificados e podem até receber multas”, contou o coordenador.

Dados

Campinas acumula 752 casos de pessoas que adoeceram com dengue em 2013. A região Norte é a segunda mais atingida, com 142 casos. Destes, 34 apenas na região do São Marcos. Entre as confirmações, três casos foram classificados como graves: um de dengue com complicações e dois da forma hemorrágica.

A veterinária e coordenadora do programa municipal de controle de dengue, Tessa Roesler, informa que a doença se manifesta por meio de febre, acompanhada ou não de sintomas como mal-estar, dores no corpo e atrás dos olhos. Aos primeiros sinais, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para o diagnóstico médico e para receber orientação, tratamento e acompanhamento.