Terminal Ouro Verde terá posto de vacinação contra a Gripe

16/04/2013

Autor: -

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai apoiar a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza neste sábado, dia 20, no Terminal Ouro Verde. Haverá um posto de vacinação dentro do terminal, das 8h às 17h, com profissionais do Centro de Saúde Jardim Aeroporto, da Secretaria Municipal de Saúde.

Poderão tomar gratuitamente a vacina pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos incompletos, gestantes e portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. A campanha do Ministério da Saúde também está vacinando povos indígenas e trabalhadores da saúde que exercem atividades em unidades que atendem casos de influenza.

Todos devem apresentar carteira de vacinação; os doentes crônicos precisam, também, levar prescrição médica e documento de identidade. Quem não se enquadrar nos grupos acima não será vacinado no Terminal Ouro Verde.

Estarão presentes enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente de saúde do Centro de Saúde Jardim Aeroporto. No Terminal Ouro Verde, a vacinação será somente neste sábado, mas no centro de saúde, localizado à Rua Cairi, 315, a campanha continuará até 26 de abril (sexta-feira), quando também terminará a campanha nacional. O telefone do centro de saúde é o (19) 3266-1725.

Em âmbito nacional, o público-alvo da campanha é estimado em 39,2 milhões de pessoas.

A doença

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. Apresenta potencial para levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco.

Segundo informe do Ministério da Saúde, “é uma doença de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz”.

Quanto aos sintomas, “muitas vezes são semelhantes aos do resfriado ou de outras doenças infecciosas causadas por outros vírus e bactérias, e se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, rinorreia, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia”.

Crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais podem enfrentar formas clinicamente graves, pneumonia e morte.

Paciente toma vacina contra a Gripe em Campinas
Crédito: Fernanda Sunega