Saúde mantém campanha de vacinação de idosos para atingir objetivo

13/05/2003

A Secretaria de Saúde do município, mantém as mesmas ações adotadas no início da campanha, como reforçar visitas nos clubes da 3ª idade, templos religiosos, filas de banco e sociedades amigos de bairro

A Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental (Covisa) da Secretaria de Saúde de Campinas vai manter as ações da campanha de vacinação dos idosos acima de 60 anos por mais esta semana.

Nesse prazo, os técnicos da Covisa trabalharão para imunizar, pelo menos, mais 1.081 pessoas. Com esse número, a Secretaria de Saúde de Campinas atinge o mínimo de 70% do universo de 96.139 pessoas nessa faixa de idade, estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Até agora, a campanha iniciada dia 12 de abril já imunizou 66.216 pessoas. Segundo informa a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Covisa, as ações serão intensificadas para que a meta seja atingida antes o dia 16, que é a data limite proposta pelo Ministério da Saúde.

Para cumprir a meta, a Covisa vai manter as mesmas estratégias adotadas até agora, que incluem vacinação nas filas de banco, levar agentes de saúde em igrejas e templos religiosos, sedes de Sociedade Amigos de Bairro, grupos de idosos, bailes de terceira idade e associações de bairro.

Enquanto isso, as doses da vacina continuam disponíveis nos 46 centros de saúde e 13 módulos de saúde do Paidéia da cidade.

Benefícios

Técnicos e enfermeiros da Covisa fazem questão e ressaltar que não há motivos para as pessoas se preocuparem com reação à vacina. Segundo a Coordenadoria, pouco mais de 15% das pessoas apresentam mal-estar, dor de cabeça e uma febre baixa que dura de 24 a 48 horas após a aplicação da dose.

Os profissionais de Saúde lembram que os benefícios alcançados compensam essas poucas horas de indisposição. Dados comprovam que nos mais velhos a vacina reduz em 50% as mortes decorrentes das complicações da gripe. A probabilidade de internação para quem tomou a dose também diminui, assim como cai o risco de enfarte e derrame.

Volta ao índice de notícias