Visa Leste visita 180 imóveis em ação anti-dengue na Brandina

04/05/2004

Denize Assis

A equipe da Vigilância em Saúde (Visa) Leste, com apoio da Secretaria de Serviços Públicos, visitou 180 residências durante operação contra a dengue na favela da Vila Brandina na última segunda-feira, 3 de maio. A ação, que prossegue na próxima segunda-feira, 10 de maio, é mais uma da série de medidas para o controle e prevenção da doença nas favelas da cidade.

Durante os trabalhos, os profissionais removeram entulhos e outros materiais e colocaram telas em caixas d´água. A equipe ainda aproveitou a operação para promover atividades educativas e fazer a busca de casos suspeitos. "Também vamos desencadear ações nas escolas com intuito de conscientizar os alunos sobre a doença, sintomas, formas de prevenção e quando procurar a equipe de saúde", informa a supervisora de controle ambiental Sandra Deório Venturato, que integra a Visa Leste.

Segundo ela, as latas e potes foram os criadouros encontrados com mais freqüência na comunidade. Mas as caixas d´água foram os recipientes em que a equipe constatou mais larvas de mosquito. "Recolhemos amostras para análises que devem apontar se trata-se do Aedes aegypti", informa.

Sandra explica que a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Esses mosquitos, segundo ela, costumam picar durante o dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde. "Por isso, a melhor maneira de prevenir a dengue é impedir a reprodução do Aedes aegypti, que procura água acumulada para colocar seus ovos em recipientes como pneus, latas, garrafas, vasos de planta, caixas d´água destampadas e piscinas não tratadas, entre outros", diz.

Os sintomas são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor por trás dos olhos. A pessoa com dengue também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ao apresentar algum destes sinais, o cidadão deve procurar o Centro de Saúde, evitar medicamentos à base da ácido acetilsalicílico, como aspirina, AAS, melhoral, entre outros, e ingerir líquido em abundância.

Desde janeiro deste ano, em Campinas, foram registrados 20 casos de dengue. Do total, 14 são referentes a pessoas que contraíram a doença em outros municípios (chamados casos importados) e seis são autóctones (contraídos em Campinas). No mesmo período do ano passado, as notificações já ultrapassavam 400.

Volta ao índice de notícias