Secretaria de Saúde prepara alunos do Exército para atuar no combate à dengue

17/05/2004

Denize Assis

Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) participaram nesta segunda-feira, dia 17 de maio, de um treinamento em campo para atuar no combate à dengue. A aula prática é a segunda do curso sobre a doença ministrado por técnicos da Vigilância em Saúde (Visa) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para cadetes do Exército. A atividade é mais uma da série de medidas desencadeadas pela Secretaria de Saúde de Campinas para o controle da dengue na cidade.

"Durante as aulas, os cadetes recebem informações sobre a dengue, sintomas e maneiras de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da doença. No trabalho em campo, eles aprendem a identificar criadouros e as maneiras de inviabilizá-los e recolhem amostras de larvas de mosquito para exames", informa a médica veterinária Tosca de Luca, da Vigilância em Saúde (Visa) Norte.

Segundo a veterinária, o trabalho em parceria com a EsPCEx foi iniciado há dois anos e, desde lá, equipes da Secretaria de Saúde têm abordado com os alunos vários temas, entre eles febre maculosa e outras doenças transmitidas por carrapatos, além da dengue. "A idéia é que os cadetes reproduzam estas informações na própria escola e, depois, nas suas comunidades de origem em todas as regiões do Brasil", diz Tosca.

Os cadetes também vão disseminar as informações para alunos de escolas de todo País, em junho, quando a EsPCEx sedia uma semana em que serão apresentados vários trabalhos relacionados ao tema água.

Esta semana, de 17 a 21 de maio, além dos trabalhos educativos na EsPCEx, a Prefeitura também promove arrastões contra a dengue nas áreas do Centros de Saúde (CSs) Sousas (região Leste), Perseu Leite de Barros (Norooeste), São Marcos (Norte), Dic III (Sudoeste) e Vila Rica (Sul).

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor atrás dos olhos. A pessoa com a doença também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ao manifestar algum destes sinais, o cidadão deve procurar o Centro de Saúde, evitar medicamentos à base da ácido acetilsalicílico, como aspirina, AAS, melhoral, entre outros, e ingerir líquido em abundância.

Desde janeiro deste ano, em Campinas, foram registrados 20 casos de dengue. Do total, 14 são referentes a pessoas que contraíram a doença em outros municípios (chamados casos importados) e seis são autóctones (contraídos em Campinas). No mesmo período do ano passado, as notificações já ultrapassavam 400.

Volta ao índice de notícias