Campinas registra 83 casos de dengue

29/05/2006

Subiu para 83 o número de casos de dengue confirmados em Campinas este ano, de acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Deste total, 66 são autóctones - o que significa que a pessoa foi infectada no próprio município, 14 são importados e 3 estão em investigação. O boletim anterior, do dia 22 de maio, registrava 75 casos confirmados, sendo 57 autóctones.

De acordo com o novo levantamento, as regiões mais atingidas são a Sul, com 24 casos; seguida da Norte, com 23 casos; Sudoeste, com 18; Noroeste, com 7 e Leste com 11 casos. Na região Norte, as transmissões ocorrem principalmente no Jardim Aurélia, Jardim São Marcos e Jardim Eulina.

Já na região Sul os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, estão no São Domingos, Faria Lima e São José. Na Região Sudoeste os bairros mais atingidos são o DIC I e Jardim Itatinga. Na Noroeste, o Perseu Leite de Barros e na Região Leste, o Centro, Taquaral e Jardim Conceição.

A Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado suas ações contra a dengue e na busca de novos casos da doença. As equipes da Saúde fazem o levantamento e controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti, busca ativa de suspeitos com sintomas em uma área de até nove quarteirões a partir da residência do contaminado, e nebulização dos quarteirões dos casos positivos, em parceria com a Sucen (Superintendência de Controles de Endemia).

São considerados criadouros os objetos que acumulam água e que precisam estar sempre limpos, como pneus, pratos de vasos, garrafas, latas, calhas, ralos, potes de animais, caixas d’água e outras vasilhas. O prato de vaso de flores aparece como o principal criadouro.

É importante que os moradores permitirem a entrada das equipes que fazem a busca de criadouros e de pessoas que possam estar infectadas. Em 2005, foram registrados 115 casos de dengue.

Ação

Dentro das ações de rotina para minimizar os riscos e evitar o aumento dos casos de dengue, o caminhão de ajuda aos distritos para a Operação Catabagulho estará disponível nos seguintes bairros:

Na segunda-feira, Região Leste, C.S. Costa Silva; terça-feira, Região Noroeste – Rua Jose Rosolen, 751, Jardim Londres; quarta-feira, Região Norte – Centro de Saúde Anchieta; quinta-feira, Região Sudoeste – no C.S União de Bairros; e sexta-feira, Região Sul – C.S. Esmeraldina.