Combate à dengue em Campinas é intensificado em todas as regiões

02/05/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas promove nesta quarta-feira, dia 2 de maio, ações de combate à dengue nas cinco regiões do município com ênfase para os locais de maior risco. Os trabalhos integram as atividades de intensificação de combate à doença detonadas nos últimos 30 dias e que neste momento contam com o reforço de 130 homens do Exército que vão atuar até sexta-feira, dia 4 de maio, nas regiões norte e sul.

Além disso, a Secretaria reforçou os trabalhos de campo com 60 pessoas que atuam exclusivamente na nebulização e com 33 ajudantes de controle ambiental que executam trabalhos como telagem de caixas d´água, combate químico ao vetor e outras ações ambientais como preparação dos imóveis para nebulização, além de reforçar mutirões de limpeza.

Os 130 soldados do Exército atuam nesta quarta-feira na Vila Padre Anchieta e no Jardim Eulina, região norte, e quinta-feira e sexta-feira, dias 3 e 4, na abrangência dos Centros de Saúde São Domingos, Faria Lima, São Vicente, Santa Odila, Vila Ipê, Carvalho de Moura, Orosimbo Maia e Santa Odila, região sul. O trabalho deles é focado na retirada de criadouros. Os soldados também fazem manutenção de caixa d´água, com telamento dos reservatórios.

Além dos homens do Exército, as equipes de Saúde atuam diariamente em ações de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, atividades de comunicação, informação e mobilização social, busca de pessoas com sintomas da doença e assistência aos pacientes, capacitação de recursos humanos e acompanhamento e avaliação.

A enfermeira sanitarista Celi Vendramini, coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, ressalta que a ação do poder público é fundamental no controle da dengue, mas se torna pouco eficaz se não houver participação ativa da comunidade. “O combate à dengue exige participação de todos, todo dia. É necessário empenho de todo cidadão na eliminação de criadouros do mosquito no seu quintal, na sua rua, no seu bairro, no ambiente de trabalho, na sua comunidade. As pessoas também precisam abrir suas casas para visita das equipes ou programarem para estar em casa no dia das atividades. Na impossibilidade, vale deixar a chave com o vizinho”, afirma Celi.

Situação da doença. Desde janeiro, Campinas notificou 11.434 casos de dengue, sendo que, deste total, foram processados pelo Instituto Adolfo Lutz pouco mais de 5 mil exames, entre os quais foram confirmados 2.556 casos, sendo 1.922 de residentes de Campinas, 444 de outros municípios e 190 que ainda estão em investigação quanto ao local de moradia.

Entre os casos de moradores de Campinas, foram confirmados dois casos da forma hemorrágica e há outros 17 prováveis entre os quais um óbito. Os casos prováveis são aqueles que estão aguardando confirmação sorológica ou ratificação pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). Também foram registrados quatro casos de dengue com complicação, além de outros seis que estão em investigação, com um óbito.

Entre os casos de moradores de outros municípios atendidos em Campinas, há dois casos hemorrágicos confirmados, sendo 1 óbito, e nove casos prováveis. Também há três casos de dengue com complicação, entre os quais 1 óbito.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias