Saúde intensifica ações contra dengue na área do Balão do Laranja

10/05/2007

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Noroeste e do Centro de Saúde (CS) Pedro Aquino, iniciou nesta quinta-feira, dia 10 de maio, uma série de atividades de combate à dengue em bairros na abrangência do CS Pedro de Aquino, conhecido como CS do Balão do Laranja, região noroeste do município.

Os trabalhos – que integram o plano de intensificação das ações para o controle da dengue em Campinas - estão programados para até a sexta-feira da semana que vem, 18 de maio, e devem atingir 6 mil residências. Mais de 18 mil pessoas serão beneficiadas com a atividade.

As equipes vão desenvolver ações de combate ao vetor, por meio de arrastões de criadouros nas residências e controle de criadouros em pontos de risco; busca ativa de pacientes com sintomas da doença e encaminhamento dos casos para a unidade de saúde; ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social; e outras ações de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.

Segundo a dentista Juliana Ramos, coordenadora do CS Pedro de Aquino, além do Centro de Saúde, que pode fazer as ações de vigilância em saúde e de trabalho de campo de combate ao vetor, a população tem que participar da ofensiva contra a dengue e adotar medidas para o controle do mosquito, como não deixar água acumulada em pneus e outros objetos que podem servir de criadouro para o Aedes aegypti.

“A ação dos agentes em campo é uma maneira de mobilizar a população. Além disso, a mobilização é viabilizada com a parceria do Conselho Local de Saúde (CLS), que tem sido muito ativo e ajudado na divulgação das informações para a sociedade organizada que, por sua vez, divulga para seus públicos específicos”, diz Juliana.

A área do CS do Balão do Laranja é atualmente uma das áreas de maior transmissão da doença no município e tem 31 casos confirmados de dengue, além de dezenas de suspeitos aguardando resultados de exames.

Situação da doença. Desde janeiro, Campinas notificou 11.953 casos de dengue, sendo que, deste total, foram processados pelo laboratório do Instituto Adolfo Lutz pouco mais de 6 mil exames, entre os quais foram confirmados 3.110 casos, sendo 2.364 de residentes de Campinas, 540 de outros municípios e 150 que ainda estão em investigação quanto ao local de moradia.

De acordo com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria, a epidemia de dengue enfrentada por Campinas este ano está inserida num contexto de aumento de casos na região, em todo Estado de São Paulo e em outras regiões do País.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias