Ações contra a dengue ocorreram em todas as regiões de Campinas nesta terça-feira

15/05/2007

Nesta terça-feira, 15 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu ações de combate à dengue em todas as regiões de Campinas. Os trabalhos englobaram bloqueio químico, eliminação de criadouros nos imóveis, busca ativa de pessoas com sintomas da doença e ações de educação em saúde, informação e mobilização social. O foco das atividades foram as áreas com maior transmissão da doença no município.

Na região noroeste, as equipes realizaram remoção de criadouros no Jardim Campos Elíseos, na abrangência do Centro de Saúde do Balão do Laranja. A ação contou com 60 profissionais entre agentes comunitários de saúde, ajudantes de controle ambiental e supervisores de controle ambiental.

Na região sul, a ação teve como foco o Jardim Paranapanema, onde uma equipe de 41 profissionais promoveu arrastão de criadouros de dengue e busca ativa de pessoas com sintomas da doença. Segundo a Visa Sul, os locais de maior risco em relação à dengue na região são as áreas de abrangência dos Centros de Saúde Vila Ipê e Santa Odila e os bairros Gleba B, Parque Oziel, Parque Monte Cristo e Jardim Nova América.

Na região norte, as ações ocorreram no Núcleo Residencial do Jardim Eulina e incluíram busca ativa de pacientes e inviabilização de criadouros.

Na leste, uma equipe de 28 profissionais percorreu a área rural do Jardim Santa Cândida em visitas casa-a-casa para retirada de criadouros.

Na região sudoeste, a Secretaria realizou bloqueio químico em 800 domicílios do Jardim Novo Campos Elíseos, na abrangência do Centro de Saúde Pedro de Aquino. Também foi realizada operação de remoção de criadouros, com busca ativa de suspeitos, no Parque Shangai, área do Centro de Saúde Vista Alegre. Além disso, um caminhão recolheu pneus velhos em borracharias.

Saiba mais. Os sintomas da dengue são febre alta, dores musculares e nas juntas, dor atrás dos olhos, fortes dores de cabeça, manchas avermelhadas na pele, fraqueza e falta de apetite. Pessoas que apresentam esses sintomas podem estar com dengue e devem procurar rapidamente o Centro de Saúde para obter orientação médica. Quanto antes for iniciado o tratamento, melhor.

A dengue hemorrágica é o tipo mais grave. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue comum. Só que, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos, a pessoa sente fortes dores no abdômen e uma hora fica sonolenta, outra hora agitada. A dengue hemorrágica é muito perigosa e pode levar a pessoa à morte. Por isso, todo cuidado é pouco.

A pessoa com dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre. Mas cuidado: não use remédios à base de ácido acetil salicílico (aspirina, melhoral e AAS). Evite a automedicação, consulte sempre um médico.

O Secretário de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, afirma que, se cada um fizer a sua parte, a cidade vai acabar com a dengue. Ele orienta cada cidadão a conversar com sua família, com seus vizinhos, mostrar a importância de participar da campanha contra a dengue.

“Além da prefeitura, que pode e deve fazer sua parte promovendo a limpeza urbana e mobilizando equipes de saúde, a população tem que ter consciência da importância da adoção de medidas para o controle do mosquito, como não deixar água em pneus, latas, potes, garrafas e outros objetos”, afirma.

Situação da doença. Desde janeiro, Campinas notificou 11.953 casos de dengue, sendo que, deste total, foram processados pelo laboratório do Instituto Adolfo Lutz pouco mais de 6 mil exames, entre os quais foram confirmados 3.110 casos, sendo 2.364 de residentes de Campinas, 540 de outros municípios e 150 que ainda estão em investigação quanto ao local de moradia.

Denize Assis