CS Figueira promove caminhada de alerta contra a dengue neste sábado, 19

18/05/2007

O Centro de Saúde do Parque Figueira, na região sul de Campinas, em parceria com o Conselho Local de Saúde, a Sociedade Amigos de Bairro do Nova Europa e a Administração Regional (AR) 8, promove neste sábado, dia 19 de maio, uma caminhada de alerta contra a dengue.

A concentração para o evento vai ocorrer a partir das 9h na feira de artesanato da Avenida Baden Powell, na esquina com a Avenida Santa Bárbara do Rio Pardo. Os participantes vão sair deste ponto e percorrer a Avenida São José dos Campos até o Parque Prado. No trajeto, serão distribuídos materiais educativos sobre a doença.

O evento, aberto para a população em geral, vai contar com a participação de alunos das escolas da abrangência do CS Figueira e será animado por uma banda marcial (fanfarra) de Campanha (MG).

“O objetivo é mobilizar a comunidade para se envolver na luta contra a dengue. É necessário que a comunidade se envolva na luta contra a doença e perceba a importância de medidas diárias para o controle do mosquito. Cada um precisa cuidar do seu quintal, da sua rua, do seu bairro, da sua cidade, dispondo corretamente os resíduos para evitar o acúmulo de água porque é na água parada que o Aedes aegypti se prolifera”, diz o cirurgião dentista Jorge Luis Marques Fernandes, coordenador do CS Figueira.

Esta é a segunda caminhada promovida na área. Também já foram realizados vários arrastões de criadouros, busca ativa de pessoas com sintomas da doença e outras ações de campo, além de atividades de informação, comunicação e mobilização social.

Este ano, foram confirmados 30 casos de dengue na área do CS Figueira.

Situação da doença. Desde janeiro de 2007, Campinas notificou 13.646 casos de dengue. Deste total, foram processados pelo laboratório do Instituto Adolfo Lutz pouco mais de 7 mil exames, entre os quais foram confirmados 3.181 casos, sendo 2.484 de residentes de Campinas, 543 de moradores de outros municípios e 154 que ainda estão em investigação quanto ao local de moradia.

Entre os casos de moradores de Campinas, foram notificados 21 da forma hemorrágica. Destes, sete foram reconhecidos pelo Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual (CVE). As sete ocorrências referem-se a pacientes que foram tratados e curados. Portanto, até o momento, entre os casos ratificados pelo CVE, a taxa de cura de dengue hemorrágica em Campinas é de 100%.

Também foram notificados pela Vigilância em Saúde de Campinas 14 casos de dengue com complicação, dos quais seis foram reconhecidos pelo CVE.

Além disso, Campinas notificou 18 casos de dengue hemorrágica de pacientes de outros municípios, dos quais quatro – com um óbito - foram reconhecidos pelo CVE. Ainda há quatro casos de dengue com complicação de pacientes de outros municípios, com 1 óbito. Estes casos referem-se a pessoas que foram atendidas em hospitais de Campinas.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias