Prefeitura recolhe centenas de pneus em ação de combate à dengue na região norte

23/05/2007

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, recolheu mais de 900 pneus inservíveis nestas terça-feira e quarta-feira, 22 e 23 de maio, em 29 pontos dos bairros Vila Padre Anchieta, Jardim Santa Mônica, San Martin, Parque Cidade, CDHU-E, Jardim São Marcos e na estrada da Febem, na região norte de Campinas. A operação, coordenada pela Vigilância em Saúde (Visa) Norte, integra os trabalhos de prevenção e controle da dengue no município.

Os supervisores de controle ambiental da Visa Norte mapearam borracharias e outros locais que acumulam pneus inservíveis em grande quantidade e três caminhões passaram nos endereços para recolher o material. Os pneus foram levados para o depósito do Departamento de Limpeza Urbana (DLU) – que é utilizado como transbordo - para que tenham destinação ambientalmente adequada e não gerem riscos à saúde pública.

Segundo o biólogo Ovando Provatti, da Visa Norte, o pneu ainda está entre os principais criadouros do mosquito do Aedes aegypti por vários motivos. Ele informa que o pneu ainda é muito encontrado no ambiente porque a produção é grande, porque quando não tem mais utilidade é desovado em terrenos baldios e beiras de córregos e porque as próprias borracharias não sabem o que fazer com o pneu sem uso.

“Trata-se de um recipiente preferencial do mosquito por causa da cor, além de ser um dos criadouros mais produtivos porque esconde muito bem o ovo e larva do vento e do sol e, portanto, dentro do pneu o Aedes aegypti fecha seu ciclo”, diz o biólogo.

De acordo com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas, a indústria está obrigada por lei a dar destinação ambientalmente adequada aos pneus inservíveis. No entanto, a regra não inclui coleta em terceiros, cabendo a cada comércio dar a destinação adequada aos seus pneus sem uso. A Covisa informa ainda que pneus não podem ser dispostos no aterro sanitário, nem entregues à coleta de lixo domiciliar.

Além de recolher e destinar adequadamente os pneus, a Visa Norte aproveitou a operação para promover ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social, durante as quais propagou informações sobre dengue e deu outras orientações contidas nesta matéria.

Situação da doença. Desde janeiro, Campinas notificou 14 mil casos de dengue. Deste total, foram confirmados 3.607, sendo 2.894 de residentes de Campinas, 549 de outros municípios e 164 que ainda estão em investigação quanto ao local de moradia.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, a partir de 15 de maio, os exames sorológicos de dengue deixaram de ser realizados pelo laboratório de referência - que é o do Instituto Adolfo Lutz - e passaram a ser assumidos pelo município de Campinas.

Os sintomas mais comuns da dengue são febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos e perda de apetite. A pessoa também pode apresentar manchas vermelhas na pele e sangramentos. Ao manifestar um ou mais destes sintomas, a orientação é que o cidadão procure rapidamente o Centro de Saúde.

Denize Assis