Campinas prorroga vacinação contra a gripe

12/05/2011

Autor: Denize Assis

População alvo tem até dia 20 de maio para se vacinar em um dos 63 Centros de Saúde do município. Até esta quinta-feira, dia 12, foram vacinadas 99.675 pessoas, o que equivale a uma cobertura de 55,27%

A Secretaria de Saúde de Campinas informa nesta quinta-feira, dia 12 de maio, que a Campanha de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada pelo menos até a sexta-feira da próxima semana, dia 20 de maio. Inicialmente, a Campanha terminaria amanhã, dia 13.

Portanto, pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes em qualquer período gestacional e profissionais dos serviços de saúde que ainda não tomaram a dose devem procurar um dos 63 Centros de Saúde do município. Informações sobre horário de funcionamento de cada unidade podem ser obtidas pelos telefones 156, da Prefeitura, ou 160, número do Disque-Saúde.

Até a manhã desta quinta-feira, de acordo com informações dos Centros de Saúde e das Vigilâncias em Saúde Distritais, foram vacinadas 99.675 pessoas em Campinas, o que equivale a uma cobertura de 55,27% de toda população alvo, de aproximadamente 200 mil habitantes. A meta é vacinar 80%.

Até este horário, as maiores coberturas estavam entre crianças de seis meses a dois anos, com 63,8% da população deste grupo vacinados; e pessoas com 60 e mais, com 56,8%. Entre as gestantes, a cobertura estava em 46%. Trabalhadores dos serviços de saúde tinham a menor taxa de vacinação com 40,3%.

A enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, afirma que a meta não alcançada indica que as pessoas não estão usufruindo de um benefício importante, já que a dose contra a gripe é segura e a vacinação dos grupos prioritários é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a mais efetiva estratégia de prevenção contra a doença, suas complicações e óbitos.

Brigina informa que a dose oferece proteção contra os três sorotipos da gripe que estão em circulação. Desta forma, a vacina deste ano contém anticorpos contra H1N1 e contra um vírus do tipo A e um do tipo B. Durante a estratégia, também serão oferecidas doses contra a difteria e o tétano, para idosos ainda não vacinados ou com esquema vacinal incompleto; e contra pneumococo, para grupos de risco elevado. Por isso, quem tiver, deve levar a carteira de vacinas, já que na oportunidade também é possível atualizar as doses em atraso. No entanto, a falta do documento não impede a pessoa de tomar a dose contra a gripe.

“Todos os grupos incluídos devem ser vacinados, mesmo quem já recebeu várias doses de campanhas anteriores. A vacina não causa gripe e é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da influenza, como pneumonias. Crianças que estarão recebendo a vacina pela primeira vez devem tomam duas doses, num intervalo de 30 dias entre uma e outra. Isto inclui as crianças que receberam uma ou duas doses contra influenza pandêmica, ou H1N1, no ano de 2010, mas nunca receberam a vacina contra influenza sazonal”, afirma Brigina.

Volta ao índice de notícias