Campinas contará com 171 postos de vacinação contra a gripe no sábado

03/05/2012

Autor: Amanda Romero e Diego Geraldo

Neste sábado, dia 5 de maio, data do início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, Campinas estará com 171 postos de vacinação abertos, 114 fixos e 57 volantes, para receber a população que deve ser imunizada.

Os postos extras funcionarão em estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e pontos de grande movimento nos bairros. Para saber os locais e horários de vacinação, basta procurar o Centro de Saúde mais próximo ou ligar para o Serviço 156 da Prefeitura.

Este número será somente no dia de abertura da Campanha. Para o restante dos dias, até 25 de maio, a vacinação será feita nos 63 centros de saúde da cidade nos dias de funcionamento das unidades.

A campanha pretende vacinar o grupo prioritário, que corresponde a pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças que tenham idade entre seis meses e menores de dois anos, indígenas, profissionais de saúde e doentes crônicos como diabéticos. A meta desse ano é vacinar 80% do grupo prioritário, cerca de 297 mil pessoas.

“À medida que vacinamos esse grupo prioritário reduzimos o número de complicações e óbitos provocados pela doença. Assim, diminuímos também o número de internações”, afirma Brigina Kemp, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Vigilância em Saúde (Covisa) de Campinas.

Brigina afirma ainda, que medidas simples como lavar as mãos com água corrente e sabonete, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir e não compartilhar alimentos, toalhas, copos e objetos de uso pessoal são iniciativas que ajudam a reduzir a transmissão da doença.

A coordenadora atenta para o fato das gestantes terem sido o grupo que menos compareceu aos postos para serem vacinadas no ano de 2011, apenas 64% delas foram imunizadas, número que corresponde a 8 mil grávidas. “As grávidas são um grupo de risco para óbito quando têm a doença. Isto já foi verificado na pandemia de H1N1”, alertou.

Para tomar a vacina é necessário levar a caderneta de vacinação.

Clique aqui e confira a relação completa dos postos de vacinação.

Seminário

Nesta quinta-feira, dia 2 de maio, acontece o “Seminário de Influenza” no Salão Vermelho da Prefeitura, às 8h30. Próximo à véspera do início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, profissionais de saúde estão convidados a participar do evento que pretende discutir a doença, suas complicações e prevenção.

O Dr. André Freitas, médico da Covisa, abre a manhã falando sobre a influenza no mundo e no Brasil. E o encerramento fica por conta de Maria Alice Satto, enfermeira sanitarista da Covisa, que abordará a vacinação contra a influenza.

O evento é direcionado apenas para profissionais de saúde, é gratuito e não é necessário fazer inscrições.