Campanha de vacinação contra a gripe atinge 24%

14/05/2012

Autor: Amanda Romero e Diego Geraldo

Para este fim de semana está prevista a chegada de uma frente fria aumentando a possibilidade de chuvas. Com isso, o ambiente para a proliferação de doenças como a gripe, principalmente entre os mais velhos aumenta bastante. Torna-se, portanto, mais necessário ainda que seja feita a prevenção através da vacina que está sendo oferecida na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.

Neste sábado, 13 postos estarão abertos para a vacinação dos grupos prioritários: pessoas com mais de 60 anos, gestantes, crianças que tenham idade entre seis meses e menores de dois anos, indígenas, profissionais de saúde e doentes crônicos como diabéticos (veja relação dos postos abaixo).

Números

Desde o dia 5 de maio, quando foi aberta a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, até o ultimo relatório fechado nesta quinta-feira, no dia 10, 44.378 doses da vacina foram aplicadas em Campinas, esse número corresponde a 24 % da população que precisa ser imunizada. A meta é vacinar 193 mil pessoas esse ano.

Já foram vacinadas 2.297 gestantes, 20% do total, 6.024 crianças, que equivale a 27% e 33.365 pessoas com 60 anos ou mais, o que soma 25%. Números que representam uma cobertura positiva, semelhantes aos índices alcançados em 2011, nesta mesma época.

A vacina é segura por ser um vírus inativo e é importante que as gestantes sejam imunizadas, pois ao tomarem a vacina estão protegendo também seus filhos até os seis meses de idade. ”A campanha vem ocorrendo de forma tranquila e nenhuma reação foi registrada. É muito importante que as gestantes e as pessoas de 60 a 65 anos, que é onde tradicionalmente temos mais resistência, se vacinem. Isso vai reduzir nossos óbitos e internações”, analisou a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Brigina Kemps.

Até do dia 25 de maio, término da campanha, todos os 63 Centros de Saúde da cidade estarão vacinando. É necessário levar a carteira de vacinação.

Esse grupo prioritário é o que mais corre riscos com a doença, pois ao se infectarem com o vírus da gripe sofrem com o desenvolvimento de outras infecções mais graves. Com vacinação cai o numero de internações e proliferação da doença.

Saúde Bucal

Os idosos que forem aos centros de saúde tomar a vacina também serão convidados para fazer o exame de prevenção ao câncer bucal. O exame clinico feito nos tecidos moles da boca, como a língua, lábios e bochecha, é rápido e indolor. Caso diagnosticado alguma lesão nas cavidades bucais o paciente é encaminhado para tratamento nas unidades de saúde.

O cirurgião dentista Isamu Murakami, coordenador da Área Técnica de Saúde Bucal alerta que muitas pessoas ficam receosas para fazer o exame. “Alguns ficam com vergonha porque usa prótese ou por qualquer outro motivo. Mas o exame é muito rápido e visual. Nossas equipes estão preocupadas somente com o diagnóstico”, reforçou.

O diagnostico preventivo aumenta em 80% as chances de cura da doença. Caso o exame apresente suspeita de malignidade o idoso já é encaminhado para os centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) do Ouro Verde e do Florence ou Clinica de Diagnósticos Bucal e Associação dos Cirurgiões Dentistas de Campinas (ACDC).

Um relatório com os resultados da campanha será divulgado após o dia 25 de maio. Em 2011 foram examinados 26.974 usuários, sendo que deste total, 25.397 apresentaram normalidade e o restante, 1.237, que representam 4,58% dos examinados, apresentaram algum tipo de alteração e foram encaminhados para algum tipo de tratamento.

Relação de centros abertos abertos neste sábado

Jardim Aurélia - das 7h às 13h

Jardim Capivari - das 7h às 13h

Jardim Florence - das 7h às 19h

Jardim Santa Lúcia - das 7h às 17h

Jardim São José - das 7h às 13h

Jardim Vista Alegre - das 7h às 13h

Parque São Quirino - das 7h às 13h

Parque Valença - das 7h às 17h

Vila Ipê - das 7h às 18h

DIC I - das 7h às 13h

União dos Bairros - das 7h às 13h

Jardim Aeroporto - das 7h às 13h

Santo Antonio - das 7h às 13h

Volta ao índice de notícias