Campanha de Vacinação contra a gripe entra na última semana

18/05/2012

Autor: Diego Geraldo

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe termina no dia 25 de maio, sexta-feira, e a secretaria de Saúde pede a todos que ainda não compareceram aos Centros de Saúde para serem imunizados, que procurem o quanto antes as unidades de saúde do município.

Até o dia 16 de maio, quarta-feira, foram aplicadas mais de 65 mil doses na cidade, atingindo 35,5% dos mais de 185 mil pessoas que devem dentro do grupo prioritário de vacinação. Além desses, aproximadamente 8 mil profissionais de saúde devem ser vacinados a partir a próxima semana.

A enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde de Campinas, alerta que a vacina deve ser renovada todo ano. “Como os vírus de gripe são mutantes, é importante a imunização todo ano”, alertou.

Devem ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, doentes crônicos, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas e profissionais de saúde. Eles fazem parte do grupo prioritário para vacinação, no qual a doença é mais grave.

A vacina é trivalente, imuniza contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B. A vacinação contra a gripe é segura, eficaz, não transmite o vírus e é um dos meios de proteger esse grupo de risco contra complicações que a doença pode trazer, como pneumonias. Ela causa ainda impacto na diminuição das internações hospitalares.

O diretor de Saúde de Campinas, Edison Silveira, garante que, mesmo com a paralisação de parte dos servidores, a campanha segue normalmente. “As pessoas podem procurar uma das nossas 63 unidades de saúde que todas estão aplicando as vacinas”, destacou.

Volta ao índice de notícias