Campanha de Vacinação Contra a Gripe prossegue até 1º de junho

25/05/2012

Autor: Diego Geraldo

A Secretaria Municipal de Saúde estenderá até o dia 1º de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Campinas. A ampliação do prazo da campanha foi determinada pelo Ministério da Saúde para possibilitar que mais pessoas sejam imunizadas.

Em Campinas, até o dia 24 de maio, 92.741 pessoas foram vacinadas. O número corresponde a 50,13% das 185 mil pessoas que podem ser vacinas. A meta é imunizar 80% desta população. Receberam a imunização 69.336 pessoas com mais de 60 anos, 11.317 crianças e 4.996 gestantes.

A enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Coordenação da Vigilância à Saúde (Covisa), diz que a prorrogação já era esperada, tendo em vista o baixo comparecimento em todo país. E faz um alerta: “quanto antes a pessoa se vacinar, melhor, porque se a vacinação for dada depois da pessoa contrair o vírus, ela perde o efeito”, disse.

Outro ponto importante é que a paralisação de parte dos funcionários da Saúde não prejudicou a campanha. Em todos os 63 centros de saúde da cidade há vacinação.

Devem ser vacinadas as pessoas consideradas do grupo prioritário, que mais correm riscos com a doença, pois, ao se infectarem com o vírus da gripe, sofrem com o desenvolvimento de outras infecções mais graves. Com vacinação cai o número de internações e proliferação da doença.

Estão neste grupo pessoas com mais de 60 anos, gestantes, crianças que tenham idade entre seis meses a menores de dois anos, indígenas, profissionais de saúde e doentes crônicos como diabéticos.

A vacina é trivalente, imuniza contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B. A vacinação contra a gripe é segura, eficaz, não transmite o vírus e é um dos meios de proteger esse grupo de risco contra complicações que a doença pode trazer, como pneumonias. Ela causa ainda impacto na diminuição das internações hospitalares.

Volta ao índice de notícias