Campinas imunizou 123 mil contra gripe até esta segunda -feira

06/05/2013

Autor: -

Na última semana da Campanha Nacional contra a Vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas imunizou 123,480 mil pessoas, o que equivale a 63.2% do publico alvo (195 mil). A meta é vacinar 80% dos grupos prioritários. A campanha se estende até o dia 10 de maio, em todos os Centros de Saúde.

O grupo prioritário consiste na população com mais de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, índios, gestantes, mulheres em puerpério (período de até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, população carcerária e portadores de doenças crônicas. Os últimos devem apresentar atestado médico ou receita de remédio com data de até seis meses atrás. Os demais devem levar um documento de identidade ou a carteira de vacinação.

O Ministério da Saúde adiantou a data de início da Campanha em comparação aos anos anteriores para que, com a chegada do inverno, as pessoas já estejam imunizadas. Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Vigilância em Saúde, Maria Alice Satto, o tempo para que a pessoa esteja imunizada é de 15 dias após a aplicação. “É importante que as pessoas se vacinem o quanto antes”, afirma a coordenadora.

Até o momento, a cobertura vacinal das gestantes continua sendo a menor alcançada, com 53%, sendo apenas 5.859 gestantes imunizadas, de um total de 11.076. Maria Alice reforça que a vacina é segura e, por ter em sua composição vírus inativados, não causa problemas ao feto. “A vacina pode ser aplicada em qualquer fase da gestação”, afirma.

Doentes crônicos, que tenham complicações renais ou respiratórias, diabéticos e hipertensos, também devem se dirigir a uma das 63 unidades básicas de saúde para tomar a vacina até esta sexta-feira, dia 10 de maio, data de encerramento da campanha. Dentro desse grupo a Secretaria já imunizou 28.649 pessoas.

Desde a última atualização de dados, publicada em 03 de maio, os centros de saúde vacinaram, dentro do grupo priorotário, mais 6,514 pessoas nos últimos três dias. Entre a população com mais de 60 anos, até o momento, a cobertura foi de 63.6%, vacinando 86.057 pessoas. Também foram vacinadas 15.933 crianças (72%), 1.688 puérperas (92.7%) e 13.450 trabalhadores da saúde (55.5%).

Volta ao índice de notícias