Visa Norte visita 400 residências na segunda etapa da Operação Inverno contra a dengue

16/06/2004

Uma equipe da Vigilância em Saúde (Visa) Norte visitou, nesta quarta-feira, 16 de junho, 400 residências no Parque Cidade, área de abrangência do Centro de Saúde (SC) São Marcos, na segunda etapa da Operação Inverno de combate ao mosquito da dengue, ou Aedes aegypti.

Durante os trabalhos, os profissionais removeram materiais que podem servir como criadouro para o mosquito, como garrafas, potes, latas e outros materiais que armazenam água. Também conscientizaram moradores sobre a importância de manter, mesmo durante o inverno, ações diárias de combate ao Aedes aegypti.

"Existe a falsa ilusão de que, durante o inverno, quando os casos de dengue diminuem, não há necessidade de combater o mosquito. Mas é preciso que as pessoas saibam que os ovos do Aedes aegypti podem durar até dois anos em ambiente seco, esperando as condições propícias para eclodir. Por isso, em vez de correr atrás do mosquito somente no verão, mantemos os trabalhos de prevenção no inverno, combatendo os criadouros", informa Roberto Ribeiro de Souza, supervisor de controle ambiental da Visa Norte.

Roberto diz que a população deve ficar atenta aos pratos de plantas, que devem ser sempre justos ao vaso, e também com as garrafas e baldes, que quando não estiverem sendo utilizados, precisam ser mantidos de cabeça para baixo, para não acumular água.

No primeiro dia da Operação Inverno, na quarta-feira da semana passada, na Vila Francisca, a equipe retirou 1,2 mil quilos de material que poderia servir como criadouro para o mosquito. A Operação vai se estender, nas próximas quartas-feiras, para os bairros Proost de Souza (CS Aurélia), Alto da Cidade Universitária (CS Barão Geraldo), Parque Real (CS Barão Geraldo) e parte do São Marcos que está na área de abrangência do CS Santa Mônica.

Desde janeiro, em Campinas, foram notificados 22 casos de dengue. Em 2003, foram 452. Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas pelo corpo. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde.

Volta ao índice de notícias