Operação de combate ao mosquito da dengue chega à Cidade Universitária

29/06/2004

A Operação Inverno de combate ao mosquito transmissor da dengue – o Aedes aegypti -, acontece nesta quarta-feira, 30 de junho, no Alto da Cidade Universitária, área de abrangência do Centro de Saúde (CS) Barão Geraldo (região Norte). Durante os trabalhos, uma equipe da Vigilância em Saúde Norte (Visa/Norte) vai percorrer 300 residências para retirar criadouros do mosquito e orientar a população quanto a recipientes e materiais que possam acumular água e que, portanto, favorecem a proliferação do Aedes aegypti.

Segundo Roberto Ribeiro de Souza, supervisor de controle ambiental da Visa Norte, na visita prévia feita no bairro, para o planejamento da ação, foram detectadas duas residências que acumulam material para reciclagem. "Esses locais devem receber atenção especial, com orientação sobre como dispor adequadamente os materiais, que não devem ficar muito tempo armazenados", diz Roberto.

A ação no Alto da Cidade Universitária é a quarta etapa da Operação Inverno de combate ao mosquito da dengue que, de acordo com a Visa/Norte, tem como objetivo eliminar os criadouros do inseto no inverno para prevenir a ocorrência de surtos da doença no verão, estação que reúne as condições propícias para a eclosão dos ovos e o nascimento do mosquito.

O balanço das duas primeiras etapas indica que no primeiro dia da operação, na Vila Francisca, área de abrangência do CS Anchieta, foram retirados 1,2 mil quilos de potenciais criadouros do mosquito. No segundo dia da ação, no Parque Cidade, área do CS São Marcos, mais de 400 residências foram visitadas e foram removidos 51 pneus e mais de 260 kg de material. O balanço do terceiro dia, na Vila Proost de Sousa, ainda não foi concluído.

A Operação Inverno se estende, nas próximas quartas-feiras, para o Parque Real (CS Barão Geraldo) e para uma parte do Jardim São Marcos que está na abrangência do CS Santa Mônica. Nos demais bairros da região, as equipes vão desenvolver, com a comunidade, trabalhos de conscientização sobre a importância do combate diário ao Aedes aegypti.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas pelo corpo. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde. Em 2004, Campinas registrou 22 casos de dengue.

Volta ao índice de notícias