Bloqueio químico contra a dengue deve atingir mais de 2 mil imóveis na região sul de Campinas esta semana

12/06/2007

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde (Sul) Sul, iniciou nesta segunda-feira, dia 11 de junho, bloqueio químico – nebulização com veneno - contra a dengue em áreas dos bairros Puccamp, Singer 2, Itaguaçu, Cidade Singer e Campo Belo 2, localizados na abrangência do Centro de Saúde São Domingos, na região sul de Campinas.

A expectativa é atingir 2,1 imóveis até dia 16 de junho, se as condições climáticas forem favoráveis, já que a chuva e o vento impedem a ação. A medida integra o conjunto de ações para intensificação da ofensiva contra a doença na cidade, deflagrada em abril. Em toda cidade, nos últimos dois meses, já foram nebulizados mais de 19,5 mil imóveis.

Antes da nebulização, as equipes de saúde visitam as casas para retirada e inviabilização de criadouros do mosquito Aedes Aegypti – vetor da dengue -, busca ativa de pacientes com sintomas da doença e ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social. As famílias também são orientadas sobre como preparar o domicílio para a aplicação química.

O bloqueio químico é feito com Malation, um produto da classe dos organofosforados, na proporção de 30%. A ação é realizada com base em critérios técnicos rigorosos e, até o momento, não foi registrado nenhum caso de intoxicação de pessoas ou de animais. O objetivo é bloquear a transmissão.

Norte. Na região norte, a Secretaria de Saúde, por meio da Visa Norte, promove nesta quarta-feira, dia 13, um grande arrastão de criadouros do mosquito da dengue nas áreas do Guará, Chácara Santa Margarida e Chácara Belvedere, na abrangência do Centro de Saúde de Barão Geraldo.

Os técnicos também orientam os moradores em relação à doença e informam sobre sintomas, quando procurar o centro de saúde e, principalmente, sobre a necessidade de eliminar criadouros em qualquer época do ano, independente de fazer frio, calor, chuva ou estiagem. “Estas medidas devem ser diárias, em qualquer época do ano”, informa o Roberto Ribeiro de Souza, supervisor de controle ambiental da Visa Norte.

Situação da doença. Desde janeiro de 2007, Campinas notificou 19.266 casos de dengue. Deste total, foram confirmados 4.499, sendo 3.711 de residentes de Campinas, 581 de moradores de outros municípios e 207 casos ainda estão em investigação quanto ao local de moradia.

Foram notificados 21 casos de dengue hemorrágica e 14 de dengue com complicação entre moradores de Campinas. A Vigilância em Saúde também registrou 18 casos da forma hemorrágica e 4 casos de dengue com complicação de pacientes oriundos de municípios vizinhos.

Os sintomas mais comuns da dengue são febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos e perda de apetite. A pessoa com dengue também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ao manifestar um ou mais destes sintomas, a pessoa deve procurar rapidamente o centro de saúde para avaliação da equipe de saúde.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias