Vida Nova 1 e Vila Vitória recebem ação contra dengue neste sábado, 21 de junho

20/06/2008

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas, por meio da Vigilância em Saúde (Visa) Sudoeste, promove neste sábado, das 8h às 13h, uma megaoperação de eliminação de criadouros de dengue nos bairros Vida Nova 1 e Vila Vitória, na abrangência do Centro de Saúde União dos Bairros, região sudoeste da cidade.

A ação vai mobilizar 75 servidores, entre agentes comunitários de saúde, supervisores e ajudantes de controle ambiental. Quatro caminhões e um carro de som serão utilizados. O objetivo é visitar entre 2,8 mil e 3 mil imóveis.

As equipes vão entrar nas residências para verificar a existência de criadouros e, nos casos necessários, inviabilizá-los. Também vão ser verificadas as caixas d’água, para avaliação da necessidade de serem teladas.

As famílias também vão ser informadas e orientadas sobre a doença e a importância da mudança de atitude para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite a doença.

“Esta é uma área que teve importante transmissão de casos este ano. Os últimos registros da doença na cidade, há quinze dias, foram neste local. Trata-se de uma comunidade com reposição rápida de criadouros, em conseqüência da reciclagem de resíduos. Além disso, o grande objetivo neste período de inverno é zerar a transmissão e trabalhar na prevenção para preparar a cidade de forma adequada, diminuindo o risco de surtos epidêmicos no próximo verão. No Brasil, de janeiro a junho sempre há esse risco. Por isso, não podemos baixar a guarda”, disse Nilton dos Santos Menezes, supervisor de dengue da Visa Sudoeste.

Ele ressalta a importância das equipes abrirem suas portas para receber as equipes. “As pendências, caracterizadas pela existência de imóveis fechados no momento da visita do agente, ou aqueles em que o proprietário não permite que o profissional de saúde realize o seu trabalho, têm importante impacto na questão da dengue em nossa cidade”, afirmou o supervisor.

Campinas registrou 231 casos de dengue em 2008. Além do União dos Bairros, as outras áreas consideradas prioritárias para a dengue pela equipe técnica da Vigilância em Saúde são bairros na abrangência dos Centros de Saúde Ipaussurama e Balão do Laranja (região noroeste); Santo Antônio e Caic (região sudoeste); Costa e Silva (leste); Anchieta (norte); e São José (sul).

Volta ao índice de notícias