37 Nota para a imprensa sobre a Influenza A

19/06/2009

Campinas, 19 de junho de 2009, 11h30

NOTA À IMPRENSA

Ocorrências de casos humanos de influenza A (H1N1) 1. A Secretaria Municipal de Saúde - Vigilância em Saúde de Campinas informa nesta sexta-feira, dia 19 de junho, que foi confirmado um novo caso de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1): uma mulher de 37 anos, moradora de outra cidade. A paciente viajou para a Argentina. A notificação dela deu-se no dia 16 de junho. Também informa que foram descartados outros dois casos suspeitos notificados no dia 16 de junho. Trata-se de uma mulher de 27 anos que veio do Chile e de outra mulher de 31 que chegou da França. As duas são moradoras de Campinas. 2. Com os resultados às 11h30 desta sexta-feira, a situação dos casos de Influenza A (H1N1) no município de Campinas fica da seguinte maneira: Suspeitos: sete, dos quais cinco são de Campinas e viajaram para o exterior (um para a Europa e quatro para a Argentina) e dois de outras cidades (tendo um viajado para o Chile e outro para a França). Confirmados: cinco, sendo todos de outras cidades, quatro dos quais viajaram para o exterior e um com vínculo epidemiológico com paciente procedente do exterior. Descartados: 21 3. Os números referem-se a informações repassadas à Vigilância em Saúde Municipal até as 11h30 desta sexta-feira. Todos os casos identificados após esse horário serão contabilizados no documento a ser divulgado no final da tarde de hoje. 4. Até o momento, 82 países têm casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com informações dos governos ou da Organização Mundial de Saúde (OMS). 5. Do total de países, 35 têm casos autóctones de transmissão do vírus: Europa (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estônia, França, Alemanha, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido); Américas (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Panamá, Peru e Uruguai); Ásia (Japão); África (Egito) e Oceania (Austrália). 6. Segundo a OMS, México, EUA, Canadá, Chile e Austrália (Estado da Victoria) são considerados os países com transmissão sustentada da Influenza A (H1N1).