Mês da Diversidade Sexual terá show para namorados na Praça Carlos Gomes

07/06/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Às 19h do próximo domingo, 12 de junho, no coreto Praça Carlos Gomes, a comemoração do dia dos Namorados vai integrar o Mês da Diversidade Sexual, que é celebrado em Campinas no mês de junho. Os eventos do Mês da Diversidade foram abertos no último domingo, dia 5, com uma animada Gincana na Praça das Bandeiras, no Taquaral.

A festa no coreto inclui o Show Divas, protagonizado por membros do Gupo E-Jovem que atua no Conselho Municipal de Saúde (CMS). A iniciativa conta com o apoio e participação de integrantes da Sociedade Civil que militam pelos direitos e cidadania LGBT.

Trata-se do 8º Mês da Diversidade sexual. As comemorações culminam com a Parada do Orgulho LGBT de Campinas, marcada para o dia 3 de julho, às 12h, na Avenida Francisco Glicério, no Largo do Pará. O lema da parada deste ano é "Eu pago meus impostos, eu quero os meus direitos: PLC 122 já!" O PLC 122 é um projeto que reivindica a caracterização de crime ato de preconceito por gênero ou orientação sexual.

Á médica infectologista Cláudia Barros, coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, explica que o mês da Diversidade conta com um calendário diverso, pontuado por atividades culturais e esportivas, sempre com foco nos temas importantes para a comunidade LGBT, como a aprovação pelo Congresso Nacional da PLC 122, que criminaliza a homofobia.

“Na mesma diretriz do Departamento Nacional de HIV/Aids e Hepatites Virais, o Programa Municipal de DST/Aids de Campinas acredita e trabalha cotidianamente de forma abrangente na prevenção à infecção da DST/HIV/Aids. Acreditamos – enfatiza Cláudia Barros - que o contexto social de cada um pode aumentar ou diminuir a vulnerabilidade ao HIV, portanto o Programa apoia todas as iniciativas de respeito aos direitos e estímulo à cidadania das populações que encontram-se excluídas de alguma forma”.

A médica infectologista esclarece que este apoio se dá com ações diretas como o acesso à informação, aos insumos de prevenção e aos serviços de saúde. Segundo ela, o Programa também dá apoio às manifestações em prol dos direitos e cidadania, como a Parada do Orgulho LGBT e outras manifestações sociais. “Uma comunidade que tem seus direitos respeitados tem capacidade de não só receber informação, mas saber como esta pode transformar suas ações”, pontua Cláudia.

Programação do Mês da Diversidade

-Dia 5 de Junho, às 12h, Gincana na Praça das Bandeiras, no Taquaral.
-Dia 12 de Junho, às 19hs, Show Divas, na Festa dos Namorados, no coreto da Praça Carlos Gomes.
-Dia 19 de Junho, Pedala Bich@, no Largo do Rosário, no centro, se utilizando da ciclovia .
-Dia 24 de Junho, às 19hs, Peça Teatral no centro de Convivência, entrada franca. Após o teatro, Festa Oficial Pré-Parada PlushBar Campinas.
-Dia 25 de Junho, às 19hs, no Teatro Padre Anchieta, na Vila Padre Anchieta, Show Novos Talentos.
-Dia 28 de Junho, Festa do Orgulho, no Friends Bar.
-Dia 1º de Julho, às 19hs, Big Juice no Sucão, em seguida a festa esquenta na Parada ClubSubway Bar.
-Dia 2 de Julho, às 19hs, manifestação Sáfica na Praça do Sucão, depois festa Pré Parada Pride Club.
-Dia 3 de julho, às 12h, na Avenida Francisco Glicério, no Largo do Pará. Parada do Orgulho LGBT de Campinas.