Conselho conclui Conferência Municipal de Saúde neste sábado

10/06/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Neste sábado, 11 de junho, das 8h às 15h, no Auditório Emílio José Salim, no Campus II da PUC, na Avenida John Boyd Dunlop, Jardim Ipaussurama, acontece o encerramento da IX Conferência Municipal de Saúde de Campinas. No encontro realizado nos dias 20, 21 e 22 de maio, no Colégio Dom Barreto, o tempo foi insuficiente para a discussão e conclusão de todas as propostas sugeridas pelos grupos de trabalho. Por decisão da Comissão Organizadora da IX Conferência, ficou para este sábado, dia 11, a retomada das discussões e, ainda, a eleição dos delegados que irão participar das etapas estaduais e nacional da Conferência.

No Colégio Dom Barreto os delegados concluíram a discussão dos temas Organização da Rede de Assistência à Saúde, Humanização e Qualidade do Cuidado; Gestão e Financiamento do SUS e Vigilância em Saúde e Meio Ambiente. Ficaram para ser discutidos neste sábado os temas Gestão do trabalho em Saúde e Relações de Trabalho, Saúde e Direitos de Cidadania e, ainda, Controle Social.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), José Paulo Porsani, divulgou nota nesta sexta-feira, dirigida a todos os conselheiros, para ressaltar importância da presença de todos os delegados no encerramento no encontro. “A Conferência foi um exemplo de organização e participação. Nos três dias a média de participantes chegou perto de quinhentas pessoas. Agora precisamos repetir esse quórum no dia 11, de modo que nossas propostas tenham o máximo de legitimidade para serem encaminhadas para as etapas estaduais e nacional”, reforçou.

Ao final dos trabalhos caberá à Comissão Organizadora produzir o Relatório Final da IX Conferência Municipal de Saúde, assim como o produto que será enviado às etapas estadual e nacional da IVXª Conferência Nacional de Saúde. O Relatório da Etapa Municipal poderá conter até sete diretrizes nacionais relacionadas com o eixo da Conferência, podendo cada diretriz conter dez propostas a serem encaminhadas à Etapa Estadual. O Relatório das Etapas Estaduais poderá conter até sete diretrizes nacionais relacionadas com o eixo da Conferência, podendo cada diretriz conter cinco propostas a serem encaminhadas à Etapa Nacional da Conferência.

A 14ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para acontecer de 30 de novembro a 4 de dezembro deste ano, em Brasília, terá como tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro”. O encontro vai focar suas discussões em torno dos eixos “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS; Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; Participação da comunidade e controle social; Gestão do SUS - Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado, além de Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde.