Campinas encerra campanha nacional com 150 mil pessoas vacinadas contra a Gripe

13/06/2011

Autor: Marco Aurélio Capitão

Balanço final da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, divulgado nesta segunda-feira, 13, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que em Campinas foram vacinadas mais de 150 mil pessoas de um público alvo de aproximadamente 200 mil pessoas. O número representa uma cobertura de 78%, próximo dos 80% estabelecidos como meta pelo Ministério da Saúde (MS).

Na constatação por grupo prioritário, a cobertura vacinal mínima foi superada entre os trabalhadores de saúde (105%) e crianças de 6 meses a menores de 2 anos (91%). Os números, todavia, ficaram abaixo do preconizado pelo MS nos grupos de pessoas com mais de 60 anos (73%) e de gestantes (64%).

A Campanha de Vacinação teve início em 25 de abril e já foi encerrada para todos os públicos que tomam uma dose. No caso das crianças, que precisam de duas doses, com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda, a vacinação prossegue em todos os Centros de Saúde. É importante levar o cartão de vacinação da criança.

Em 2011, pela primeira vez, foram incluídos no público alvo da campanha as gestantes (em qualquer fase da gravidez) e as crianças de 6 meses a menores de 2 anos. Até o ano passado, em Campinas, a campanha era voltada para idosos e trabalhadores dos serviços de saúde, que continuam entre os grupos prioritários.

Promovida por todo o Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo Ministério, Secretarias Estaduais e Municipais, a campanha distribuiu 32,7 milhões de doses, para todos os estados e municípios do País. Campinas recebeu cerca de 200 mil doses. A vacinação ocorreu em mais de 33 mil postos de todo o país e mobilizou 240 mil profissionais de saúde. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1).

Prevenção

Adotar alguns hábitos de higiene também previne a gripe. Entre esses hábitos, estão: lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal se estiver com sintomas de gripe – febre, tosse, coriza, dor de cabeça e dor no corpo (músculos e articulações).