Ações contra a dengue atendem Milhares de pessoas em bairros De todas as regiões de Campinas

13/06/2011

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas promove durante toda esta semana, de 13 a 17 de junho, ações de prevenção e controle da dengue em vários bairros do município. Os trabalhos são desenvolvidos sob coordenação da Vigilância em Saúde pelos agentes de controle ambiental e supervisores de dengue, com apoio dos agentes comunitários de saúde. Mais de 200 servidores vão estar mobilizados nas atividades. Milhares de pessoas serão beneficiadas.

Nesta terça-feira, 14 de junho, acontece arrastão contra a dengue no Jardim Florence 2. Os trabalhos incluem retirada de criadouros do mosquito e atividades de educação, informação e mobilização social. Na área do CS Integração, ocorre busca ativa de casos suspeitos. Em toda região noroeste, ainda estão sendo trabalhados pontos de risco e imóveis especiais.

Pontos de risco são locais que, pela natureza da sua atividade, favorecem a proliferação do mosquito transmissor como ferros-velhos, borracharias e outros. Imóveis especiais são aqueles que contam com grande circulação de pessoas, como escolas.

A Secretaria de Saúde também promove ações de busca de suspeitos, aplicação de larvicida e remoção de criadouros de dengue na região Sul, em bairros na abrangência dos Centros de Saúde (CSs) Faria Lima, Jardim Fernanda, Nova América, São Domingos, Orosimbo Maia, Figueira, Santa Odila e Paranapanema.

Está prevista ação educativa na Escola Estadual Celeste Polandi, no Campo Belo 1 voltada para adolescentes de 15 anos a 18 anos. “O Campo Belo é bairro de histórico de grandes epidemias da doença. A ideia é envolver alunos de forma que eles desenvolvam iniciativas de combate e se tornem disseminadores das formas de prevenção na comunidade. Cada um tem um pouquinho de responsabilidade. A participação da população é decisiva”, diz a supervisora de dengue do Distrito de Saúde Sul, Luciene Aparecida Marques Vieira.

Na região Norte, serão promovidas ações de busca ativa no Anchieta, São Marcos e Eulina. Na região Leste, nesta segunda-feira, 13, aconteceu arrastão na área do CS Conceição além de limpeza de residência no São Quirino.

Na Sudoeste, equipes promovem ações de busca ativa de casos suspeitos e telamento de caixas d’água na abrangência de todos os Centros de Saúde. A caixa d´água com frestas e fendas consiste num importante criadouro.

Em 2011 foram confirmados 1.975 casos de pessoas que adoeceram com dengue em Campinas. Entre estes casos, oito foram de dengue com complicações e 15 da forma hemorrágica. Não houve mortes. O número é igual ao registrado no mesmo período do ano passado.

Volta ao índice de notícias