Mais de 51 mil crianças foram vacinadas contra a poliomielite e contra o sarampo

20/06/2011

Autor: Denize Assis e Marco Aurélio Capitão

Balanço parcial da Secretaria de Saúde de Campinas aponta que 51.080 crianças menores de cinco anos foram vacinadas contra a paralisia infantil no sábado, 18 de junho, dia do lançamento da Campanha Nacional de Vacinação Infantil. Além disso, também foram aplicadas 51.906 doses contra o sarampo em crianças com idade entre 1 ano a menores de 7 anos.

O resultado corresponde a 75,6% do público menor de cinco anos, constituído por cerca de 68 mil, e a 66% do segmento de 1 ano a menores de 7 anos, formado por aproximadamente 85 mil. Trata-se do melhor resultado contra a paralisia infantil alcançado nos últimos anos no município. Em 2010, foram vacinadas 67,7% no mesmo período da primeira etapa da Campanha, que não incluiu a dose contra o sarampo.

Ao lançar a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, no Centro de Saúde Ipaussurama, na região Noroeste de Campinas, o secretário-adjunto municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello, ressaltou que o Brasil possui o maior programa de vacinação pública gratuito do mundo.

“Uma das mais importantes estratégias contra a poliomielite é vacinar em massa crianças com menos de cinco anos. Por isso, é muito importante que pais, mães, avós, responsáveis, levem essas crianças para tomar as gotinhas que salvam vidas. No Brasil não registramos mais casos da doença, mas a poliomielite ainda faz vítimas no mundo. Por isso, é imprescindível que todos os menores de cinco anos recebam a dose durante as duas etapas da campanha, mesmo que tenham sido vacinadas várias vezes anteriormente”, afirmou.

Também estavam presentes no evento a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde de Campinas, a enfermeira sanitarista Maria das Dores de Camargo (Dorinha), da Vigilância em Saúde Noroeste, e a coordenadora do CS Ipaussurama, a enfermeira Maria Luzia Dourado Bianchini, além de outras autoridades sanitárias.

Maria do Carmo agradeceu a presença de todos e principalmente a adesão dos pais, já que o movimento foi intenso nas primeiras horas na manhã na unidade.

Maria do Carmo reforçou a fala de Pedro Humberto de que é imprescindível vacinar contra a poliomielite porque apesar do Brasil já estar livre desta doença, ainda ocorrem casos no mundo, principalmente em alguns países da África e da Ásia.

“É importante mantermos as crianças imunizadas na rotina e nas campanhas para evitar a reintrodução do vírus no País”, afirmou. Maria do Carmo reforçou que todas as crianças de 0 até 5 anos devem tomar as duas gotinhas contra a poliomielite. A meta é vacinar pelo menos 95% de um total de 68 mil meninos e meninas dessa faixa etária moradores de Campinas. Na segunda fase da campanha, no dia 13 de agosto, as crianças devem novamente tomar a vacina.

“No caso do sarampo, de tempos em tempos promovemos essa vacinação, chamada de campanha de seguimento. O objetivo é manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus causador do sarampo, uma vez que, neste momento, há surto da doença na Europa”, disse a sanitarista.

De acordo com a OMS, desde janeiro, já foram registrados mais de 6,5 mil casos – sendo 5 mil deles somente na França. Com a chegada das férias de julho, aumenta tanto o fluxo de turistas estrangeiros para o Brasil quanto a ida de brasileiros para o exterior, o que aumenta o risco de transmissão da doença no país.

A Campanha contra a Paralisia e o Sarampo vai até dia 1º de julho em todos os Centros de Saúde. É importante levar a carteira de vacinas. Para informações sobre horário as pessoas devem ligar no telefone 156, da Prefeitura, ou no Disque Saúde, no 160.

Um novo balanço será divulgado no início da tarde da quinta-feira, dia 23.