Visa Sul promove palestra para Incluir alunos no combate à dengue

20/06/2011

Autor: Denize Assis e Marco Aurélio Capitão

O trabalho de conscientização sobre o combate ao mosquito da dengue pode produzir resultados melhores tiver o apoio de crianças e adolescentes. Dentro dessa lógica, a supervisora de Controle Ambiental da Vigilância em Saúde do Distrito Sul (Visa Sul), Luciene Aparecida Marques Vieira, profere uma palestra nesta terça-feira, 21 de junho, para alunos da Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Celeste Palandi, no Jardim Campo belo 1.

Luciene vai falar sobre as ações de eliminação de criadouros, métodos de prevenção e controle da dengue, sintomas da doença, além do papel da comunidade no combate ao Aedes Aegypt. Segundo a coordenadora já foram confirmados oito casos da doença em pacientes que passaram pelo Centro de Saúde Campo Belo. Ela explica que “é muito importante o envolvimento da criança e do adolescente na conscientização, pois eles se tornam multiplicadores e fazem a informação chegar aos seus familiares e amigos com mais facilidade”.

Essa iniciativa conta com o apoio do corpo docente da EEPSG Celeste Polandi. “Essa parceria é fundamental, uma vez que os alunos serão premiados com pontos positivos nas notas, de acordo com o empenho de cada um nesse projeto. Nesse ponto – conclui Luciene – essa união entre saúde e educação tem tudo para trazer resultados surpreendentes”.

Dados divulgados no último dia 13 pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria municipal de Campinas, revelam que em 2011 foram confirmados 1.975 casos de pessoas que adoeceram com dengue em Campinas. Entre estes casos, oito foram de dengue com complicações e 15 da forma hemorrágica. Não houve mortes. O número é igual ao registrado no mesmo período do ano passado.

Volta ao índice de notícias