Vacinação contra a gripe para servidores vai até 4 de julho no Paço e até dia 8 nos Centros de Saúde

29/06/2011

Autor: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas informa que a vacinação contra a gripe, ou influenza, direcionada aos servidores públicos municipais vai até esta segunda-feira, dia 4 de julho, no Paço (avenida Anchieta, 200) e até dia 8 de julho em todos os Centros de Saúde (CSs).

No Paço, há um posto de vacinação disponível das 9h às 16h30. Em relação aos CSs, para se informar sobre a unidade mais próxima e horário de funcionamento, o cidadão deve telefonar para o 156, da Prefeitura, ou no Disque-Saúde, pelo 160.

A vacinação dos servidores atende à lei municipal n º 13.596/2009 e trata-se de uma ação de proteção dos trabalhadores, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde na operacionalização da atividade. As doses foram adquiridas pela Prefeitura com recursos municipais.

A vacianção inclui todos os trabalhadores independente da faixa etária, ocupação ou do vínculo, o que significa que contempla o estatutário, terceirizado e funcionários de autarquias e empresas públicas.

Para se vacinar, é necessário apresentar holerite ou crachá da Prefeitura. Também é importante apresentar a carteira da vacinação, já que nos CSs será possível atualizar doses em atraso.

A Secretaria de Saúde ainda não tem uma estimativa de quantas doses serão aplicadas, já que parte da categoria já foi vacinada durante a Campanha contra a Influenza iniciada dia 25 de abril, como profissionais dos serviços de saúde e portadores de doenças crônicas e gestantes.

A vacina contra a influenza oferece proteção contra os três sorotipos da gripe que estão em circulação. Desta forma, a dose contém anticorpos contra H1N1 e contra um vírus do tipo A e um do tipo B.

De acordo com a Vigilância em Saúde de Campinas, depois de definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) a fase pós-pandêmica em agosto de 2010, o vírus da influenza A H1N1 2009 continuou a circular no mundo, com diferente intensidade, em vários países, e passou a ser considerado como mais um vírus de circulação sazonal.

No Brasil, durante os primeiros meses de 2011, identificou-se a circulação de vários vírus respiratórios. A mesma situação se verifica em Campinas.

Segundo a enfermeira sanitarista Maria do Carmo Ferreira, da Vigilância em Saúde (Visa) municipal, a dose contra a gripe é segura e a vacinação é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a mais efetiva estratégia de prevenção contra a doença, suas complicações e óbitos.

“A vacina não causa gripe e é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da influenza, como pneumonias”, informa.

A gripe, ou influenza, é uma infecção causada por vírus que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. A gripe é responsável por elevada taxa de adoecimento e morte em grupos de maior vulnerabilidade.