Secretaria da Saúde amplia para quinze sua frota de ambulâncias

03/07/2002

Novos veículos, entregues nesta quarta-feira, deixam Campinas perto do atendimento ideal, que é uma ambulância para cada 100 mil habitante

Nesta quarta-feira, com a presença da prefeita Izalene Tiene, nas dependências do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), a Secretaria de Saúde de Campinas colocou em circulação cinco novas ambulâncias, todas adquiridas com recursos do Município.

Com as novas unidades, o Samu amplia em 50% sua frota de ambulâncias. O setor, agora, conta com quinze viaturas, sendo doze básicas e três equipadas como UTIs. A cerimônia de entrega contou, também, com a presença do secretário Municipal de Saúde, Gastão Wagner de Souza, do presidente do Hospital Municipal "Dr. Mário Gatti" , Adail de Almeida Rollo e do médico José Roberto Sampataro Hansen, coordenador do Samu, além de representantes de diversas unidades de Saúde.

O serviço existe desde 1996 e, atualmente, realiza 4 mil atendimentos/mês. Conforme explicou o coordenador do Samu, as novas ambulâncias irão reduzir substancialmente o tempo de espera dos pacientes.

Segundo ele, com essa frota, Campinas chega perto do atendimento ideal, que é uma viatura para cada 100 mil habitantes. "Muitas vezes, o paciente ficava esperando até uma hora para ser removido. Agora, o tempo de espera será pequeno e vai depender, unicamente, da distância do bairro em que houve a chamada", colocou Hansen.

Em seu discurso, o coordenador lembrou que o "Mário Gatti" também será contemplado com uma nova ambulância, uma vez que o Hospital Municipal, atualmente, é responsável pelo atendimento de 50% dos casos de urgência em Campinas.

Humanização

Em seu discurso, a prefeita destacou a importância da participação de todos os servidores e servidoras no programa de humanização da Saúde. "A ampliação da frota de ambulâncias deve ser comemorada por todos. Afinal, isso representa um passo a mais no nosso programa de humanização, o que faz a saúde chegar nos pontos mais distantes da cidade", afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Gastão Wagner de Souza, da mesma forma, destacou a importância da aquisição dos novos veículos. Ao final, aproveitou para criticar a forma como o Governo Federal atende ao Serviço Único de Saúde (SUS). O secretário colocou que o governo, de maneira equivocada, reajustou apenas os recursos repassados às empresas privadas que prestam serviço ao SUS, deixando de lado os municípios e o serviço público de Saúde.

Como acionar o Samu

Para acionar o Samu basta que o usuário disque para o número 192. A pessoa deve ter calma e informar à telefonista seu nome, a relação que tem com a vítima, o nome do paciente, endereço, bairro, ponto de referência para o atendimento e telefone.

Depois de passar pela telefonista, o usuário é atendido pelo médico regulador, que solicita informações sobre o paciente. A partir destas informações é que é liberada a viatura mais adequada para o atendimento. A pessoa pode ser atendida no local e ser liberada se apresentar melhora ou, dependendo da gravidade do caso, ser encaminhada a um Pronto-Socorro.