Operação de Combate à Dengue visita 2,4 mil endereços e remove 6,6 toneladas de entulho

20/07/2004

Talita El Kadri

A Vigilância em Saúde (Visa) Norte divulgou nesta terça-feira, dia 20, o balanço da Operação de Inverno de Combate a Dengue. As equipes de saúde visitaram 2,4 mil imóveis e removeram 187 pneus e 6,6 mil quilos de lixo durante as seis etapas de visitação a bairros da Região Norte de Campinas. Parte do lixo retirado foi destinado à reciclagem. Na oportunidade, a população foi orientada a adotar cuidados diários para prevenir esta e outras doenças que estão relacionadas com a disposição inadequada do lixo no meio ambiente.

A primeira etapa da operação ocorreu na Vila Francisca, área do Centro de Saúde (CS) Anchieta, seguida do Parque Cidade (CS São Marcos), que apresentou o maior índice de pendência - 45% dos imóveis estavam fechados ou os moradores recusaram a visita da equipe de saúde. O balanço indica que a pendência média da operação foi de 36,8%.

Ainda foram visitados os bairros Proost de Souza (CS Aurélia), Alto da Cidade Universitária (CS Barão Geraldo) e Parque Real (CS Barão Geraldo). A sexta e última etapa aconteceu no Jardim São Marcos (CS Santa Mônica) onde foram retirados dois caminhões de lixo.

"Os locais escolhidos para a operação foram aqueles com maior índice breteau - que aponta a porcentagem do número de criadouros com larvas do mosquito por residência - e que apresentaram alta pendência" diz Roberto Ribeiro de Souza, supervisor de controle ambiental da Visa Norte. Nos demais bairros da região, as equipes vão desenvolver, com a comunidade, trabalhos de conscientização sobre a importância do combate ao Aedes aegypti.

A operação teve como meta, principalmente, eliminar criadouros - recipientes ou locais que possam acumular água - do Aedes aegypti, mosquito que pode transmitir o vírus da dengue. Desta forma é possível diminuir a ocorrência de surtos de dengue no verão, época adequada para os ovos do mosquito eclodirem devido às temperaturas altas e às chuvas.

"Existe a falsa ilusão de que, durante o inverno, quando os casos de dengue diminuem, não há necessidade de combater os criadouros. É importante diminuir a quantidade de locais propícios para a proliferação do mosquito nesta época para que, no verão, existam menos mosquitos e consequentemente, menos casos das doença.", informa Ribeiro de Souza.

Segundo o supervisor, o balanço indica que é necessário voltar aos locais com pendência. Por isso, cada unidade de saúde vai montar uma estratégia para a aumentar o índice de visitação de acordo com a necessidade da população local. "Em alguns lugares, as equipes da Operação Inverno retornam às casas pendentes em horários alternativos e nos finais de semana. A receptividade da comunidade é fundamental pois somente com a participação de todos será possível manter a doença sob controle", afirma.

De acordo com a Visa Norte, a última pesquisa de breteau mostrou que mais de 80% dos criadouros disponíveis para o mosquito estão nas casas e quintais. São pratos de vasas de planta, latas, garrafas, potes, pneus, reservatórios de água e lotes sem capinar, cheios de sucatas, entre outros.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza. Também podem surgir manchas pelo corpo. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde. Em 2004, Campinas registrou 22 casos de dengue.

Volta ao índice de notícias