Saúde reforça ações contra dengue em todas as regiões da cidade

24/07/2006

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, mobilizou nesta segunda-feira, dia 24 de julho, equipes das Vigilâncias em Saúde (Visas) para ações de combate a dengue em todas as regiões da cidade, com foco para as áreas com maior risco de ocorrência de casos. O município notificou, desde janeiro, 203 casos da doença.

O trabalho incorpora intensificação das ações de vigilância epidemiológica, com busca ativa minuciosa de pacientes com sintomas, combate ao vetor o Aedes aegypti , por meio de arrastão de criadouros, vistoria, revisão e telagem de caixas d´água, ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social.

Região sul. Hoje, os trabalhos foram realizados nos Jardins Fernanda e Campo Belo II, na região sul, onde as equipes fizeram busca ativa de casos suspeitos e ações de educação em saúde. Segundo a Secretaria de Saúde, a área do Campo Belo preocupa porque reúne um conjunto de fatores favoráveis para a manutenção da epidemia de dengue, entre eles o principal é a condição de infra-estrutura do local que tem deficiências de abastecimento de água e conta com fluxo grande de pessoas.

Além disso, a área localiza-se próxima a grandes rodovias e possui muitos depósitos de ferros-velhos. Soma-se a estas condições, a disponibilidade de materiais que podem servir de criadouros para o mosquito como pneus, pratos e vasos de plantas entre outros.

Leste. No Centro da cidade, região leste, agentes comunitários, ajudantes e supervisores de controle ambiental telaram caixas d´água, dando continuidade a atividade que teve início em junho e vai prosseguir até que toda área central seja percorrida.

As caixas d´água constituem um berçário favorável para o Aedes aegypti e têm sido um importante criadouro nesta fase de seca. Por isso, orientamos a população a cuidar deste recipiente com limpeza periódica e colocação de proteção tela mosquiteiro - embaixo da tampa, diz a supervisora de controle ambiental Sandra Regina Deório Venturato, da Visa Leste. Ela informa que, com ajuda de agentes comunitários de saúde e de ajudantes de controle ambiental, a equipe tem telado entre 6 e 7 caixas d´água por dia.

Noroeste e Norte. Amanhã, dia 25, serão intensificados os trabalhos no Jardim Santa Rosa, região noroeste, com busca de suspeitos e ações educativas.

Também nesta terça-feira, das 9h às 16h, no bairro San Martin, região norte, caminhoneiros que estiverem no Terminal Intermodal de Cargas vão receber orientações sobre a dengue e informações sobre sinais da doença, quando e como procurar o serviço de saúde. A atividade será desenvolvida pela equipe do Centro de Saúde São Marcos.

Segundo o biólogo Ovando Provatti, da Visa Norte, a equipe da Visa também planeja ampliar trabalhos na área do Jardim São Marcos, Jardim Nova América e Cidade Universitária, onde foram confirmados casos recentemente.

É fundamental que as pessoas recebam as equipes. No Jardim Nova América, principalmente, registramos uma grande pendência - casas que não podem ser visitadas porque estão fechadas. Os moradores devem se programar para estar em casa no dia da ação na sua rua ou, na impossibilidade, deixar a chave com o vizinho ou um outro responsável para facilitar o acesso dos técnicos, diz Ovando.

O biólogo afirma que não existe temporada de dengue e que o combate aos criadouros precisa ser cotidiano, independente de ser verão ou inverno. A incidência é maior no período do verão, quando chove e faz calor, mas a dengue ocorre durante o ano todo. Por isto, o combate precisa ser diário ao longo do ano. Além disto a comunidade precisa ser parceira, diz.

Sudoeste. Na quarta-feira, dia 26, tem início uma grande operação em pontos de risco locais que pela natureza de sua atividade oferecem condições propícias para a proliferação do Aedes aegytpi de bairros da região Sudoeste.

Nesta época de seca, os pontos de risco, como estabelecimentos de ferro-velho e borracharias entre outros, são os pontos de reprodução do mosquito. E é importante trabalharmos estas áreas agora, já que isso nos possibilita chegar na época de calor e chuvas com menor risco de grandes epidemias, diz o médico veterinário Cláudio Luiz Castagna, da Visa Sudoeste.

Os primeiros sintomas da dengue são febre alta, dores de cabeça e no corpo e mal-estar geral. O tratamento é feito com medicação para amenizar estes sinais. A orientação da Secretaria de Saúde é que a pessoa não se automedique e, na ocorrência de febre ou mal-estar, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias