Saúde orienta motoristas sobre dengue

25/07/2006

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, promove nesta terça-feira, 25 de julho, ação educativa sobre dengue com caminhoneiros no Terminal Intermodal de Cargas, no bairro San Martin, região norte da cidade. A atividade, desenvolvida por uma equipe do Centro de Saúde (CS) São Marcos, marca o Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, e integra a Semana Sest/Senat de Educação no Trânsito.

Segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria de Saúde, além da Prefeitura - que desencadeia as ações de vigilância epidemiológica, promove a limpeza urbana e mobiliza a comunidade -, a população tem que ter consciência da importância da adoção de medidas para o controle do mosquito, como não deixar água acumulada em objetos que podem servir de criadouro.

Neste contexto, os motoristas de caminhão constituem um público estratégico já que, além de transportarem materiais recicláveis, viajam para regiões onde está havendo transmissão da doença e podem voltar doentes ou até mesmo trazer junto com a carga um mosquito infectado.

A prevenção e as medidas de combate à dengue exigem participação e mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Caso contrário, as ações isoladas poderão ser insuficientes para acabar com os focos da doença, diz a médica sanitarista Naoko da Silveira, da Covisa.

Segundo Roberto Alves de Oliveira, supervisor de controle ambiental da Visa Norte da Secretaria de Saúde, o mosquito Aedes aegypti se reproduz em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Por exemplo: caixas d'água, barris, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores e muitos outros onde a água da chuva é coletada ou armazenada.

Portanto, combater a doença - o que só é possível com a quebra da cadeia de transmissão, eliminando o mosquito dos locais onde se reproduzem é um desafio que exige também a participação e mobilização de toda comunidade. É com este objetivo que está sendo promovida esta ação educativa com os motoristas, afirma.

Este ano, desde janeiro, foram notificados 203 casos da doença na cidade, dos quais 163 são autóctones e 39 importados, além de um que está em investigação. Neste período houve um óbito por dengue com complicações.

Além de informações sobre dengue, a ação educativa para os caminhoneiros inclui orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids e atualização da carteira de vacinação. A atividade começou às 9h e vai até 13h.

Denize Assis