Saúde visitou 250 domicílios em ação contra a dengue no Santa Genebra 2

26/07/2006

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Saúde, visitou 250 imóveis no bairro Santa Genebra 2, em Barão Geraldo, região norte, na manhã desta quarta-feira, 26 de julho, numa ação de prevenção a dengue. O trabalho, realizado por agentes comunitários de saúde do Centro de Saúde (CS) Barão Geraldo e pelas equipes da Vigilância em Saúde (Visa) Norte, incluiu atividades de busca de casos suspeitos e orientações gerais sobre a doença e sobre como inviabilizar criadouros do Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue.

Este ano, em Campinas, foram confirmados 249 casos da doença, sendo que o pico da epidemia foi em abril. No período, foi registrado um óbito por dengue com complicações. O último óbito na cidade por dengue havia sido registrado em 2000.

O biólogo Ovando Provati, da Visa Norte, diz que durante os trabalhos em campo as equipes têm constatado que a comunidade ainda tem muitas dúvidas em relação a dengue. Por isso, novamente ele reforça que não existe temporada de dengue, que a doença ocorre o ano todo.

Temos o mosquito mesmo na época seca porque são mantidos criadouros com água, entre eles as caixas d´água mal tampadas ou abertas ou com o respiro aberto, os pratos de vasos e vasos de plantas aquáticas, bromélias, piscinas não tratadas e algumas vezes ralos com água parada. Por isso, além da Prefeitura, que pode fazer a limpeza urbana e mobilizar equipes de saúde, a população tem que ter consciência da importância da adoção de medidas que inviabilizem estes criadouros, afirma.

Segundo Ovando, são atitudes como telar e tampar caixas d´água e tratar piscinas com cloro; se possível, não manter pratos de vasos de planta, caso contrário deixá-los justos aos vasos ou furá-los pelo menos quatro furos ao redor do vaso ou furos que não acumulem sujeira e, caso nenhuma destas alternativas seja possível, colocar areia grossa umedecida até a borda do prato.

Outra recomendação importante é que, ao apresentar sintomas como febre associada ou não a outro sintoma como dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça, a pessoa procure orientação no serviço de saúde. O paciente com dengue também pode apresentar manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas.

Também nesta quarta-feira, na região central da cidade, técnicos da Visa Leste telaram caixas d´água em domicílios na rua Uruguaiana. De acordo com a supervisora de controle ambiental Sandra Regina Deório Venturato, da Visa Leste, o trabalho no local é difícil e lento porque as construções na área são antigas, a maioria com proprietários que desconhecem detalhes simples como a localização da caixa dágua.

Iniciamos esta ação em junho e temos telado entre 6 e 7 caixas por dia. Aproveitamos a ocasião para orientar o proprietário ou dono do comércio. Mas preciso que a comunidade também faça sua parte e mantenha o recipiente adequadamente vedado, afirma. Sandra informa que praticamente todos os dias são encontrados recipientes com larva, o que confirma que as caixas d´água mantêm a reprodução do mosquito na época de seca. As ações na região central prosseguem até que toda área seja percorrida.

A Secretaria de Saúde informa ainda que é necessário que a rede de saúde tanto pública como privada - se mantenha sensibilizada e que as equipes pensem em dengue, suspeitem, façam o diagnóstico e notifiquem os casos.

Não podemos baixar a guarda. É necessário manter e aperfeiçoar ações de combate de maneira a evitar a ocorrência de epidemias e, principalmente, das formas graves da doença, diz o médico sanitarista André Ricardo Ribas de Freitas, da Coordenadoria de Vigilância e Saúde (Covisa), da Secretaria de Saúde de Campinas.

Saiba mais:

O que é dengue?

A dengue é uma doença febril aguda. A pessoa pode adoecer quando o vírus da dengue penetra no organismo, pela picada de um mosquito infectado, o Aedes aegypti.

Quais os sintomas da doença?

Os sintomas mais comuns são febre, dores no corpo, principalmente nas articulações, e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e, em alguns casos, sangramento, mais comum nas gengivas.

Como é feito o tratamento?

Não há tratamento específico para o paciente com dengue clássico. O médico deve tratar os sintomas, como as dores de cabeça e no corpo, com analgésicos e antitérmicos (paracetamol e dipirona). Devem ser evitados os salicilatos, como o AAS e a Aspirina, já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. É importante também que o paciente fique em repouso e ingira bastante líquido.

Já os pacientes com Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) devem ser observados cuidadosamente para identificação dos primeiros sinais de choque, como a queda de pressão. O período crítico ocorre durante a transição da fase febril para a sem febre, geralmente após o terceiro dia da doença. A pessoa deixa de ter febre e isso leva a uma falsa sensação de melhora, mas em seguida o quadro clínico do paciente piora. Em casos menos graves, quando os vômitos ameaçarem causar desidratação, a reidratação pode ser feita em nível ambulatorial. A Secretaria de Saúde alerta que alguns dos sintomas da dengue só podem ser diagnosticados por um médico.

A pessoa que pegar dengue pode morrer?

A dengue, mesmo na forma clássica, é uma doença séria. Caso a pessoa seja portadora de alguma doença crônica, como problemas cardíacos, devem ser tomados cuidados especiais. No entanto, ela é mais grave quando se apresenta na forma hemorrágica. Nesse caso, quando tratada a tempo a pessoa não corre risco de morte.

Quais os cuidados para não se pegar dengue?

Como é praticamente impossível eliminar o mosquito, é preciso identificar objetos que possam se transformar em criadouros do Aedes. Por exemplo, uma bacia no pátio de uma casa é um risco, porque, com o acúmulo da água da chuva, a fêmea do mosquito poderá depositar os ovos neste local. Então, o único modo é limpar e retirar tudo que possa acumular água e oferecer risco. Em 90% dos casos, o foco do mosquito está nas residências.

Depois de termos dengue, podemos pegar novamente?

Sim, podemos, mas nunca do mesmo tipo de vírus. Ou seja, a pessoa fica imune contra o tipo de vírus que provocou a doença, mas ela ainda poderá ser contaminada pelas outras três formas conhecidas do vírus da dengue.

Posso pegar dengue de uma pessoa doente?

Em hipótese alguma. Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem de fontes de água ou alimento.

Quantos tipos de vírus da dengue existem?

São conhecidos quatro sorotipos: 1, 2, 3 e 4.

Existe vacina contra a dengue?

Ainda não, mas a comunidade científica internacional e brasileira está trabalhando firme neste propósito. Estimativas indicam que deveremos ter um imunizante contra a dengue em cinco anos. A vacina contra a dengue é mais complexa que as demais. A dengue, com quatro vírus identificados até o momento, é um desafio para os pesquisadores. Será necessário fazer uma combinação de todos os vírus para que se obtenha um imunizante realmente eficaz contra a doença.

Por que essa doença ocorre no Brasil?

É um sério problema de saúde pública em todo o mundo, especialmente nos países tropicais como o nosso, onde as condições do meio ambiente, aliado a características urbanas, favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Mais de 100 países em todos os continentes, exceto a Europa, registram a presença do mosquito e casos da doença.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias