Campinas amplia rede de assistência à Influenza A para todos os hospitais do município

16/07/2009

Autor: Denize Assis

A partir desta quinta-feira, 16 de julho, todos os hospitais de Campinas, públicos e privados, vão poder atender sua clientela referente a casos graves suspeitos de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1). O compromisso com as instituições foi firmado hoje de manhã numa reunião com técnicos e gestores da Secretaria de Saúde de Campinas e Vigilância em Saúde Municipal. Até então, a cidade contava com dois hospitais de referência – HC da Unicamp e Hospital Municipal Mário Gatti.

A medida foi aprovada pela Secretaria de Estado da Saúde, que estabeleceu três compromissos para ratificar a decisão: todas as instituições devem seguir o protocolo em relação a definição de casos suspeitos; a notificação dos casos deve ser em 24 horas; e a administração do anti viral específico deve ser conforme protocolo.

Essa mudança está embasada no novo protocolo que trouxe alterações em relação às exigências para internação e tratamento. Também foi considerada a capacidade de articulação entre os serviços de saúde e a Vigilância em Saúde de Campinas.

“Com as mudanças, todos podem atender sua clientela e a população tem mais opções. A assistência se torna mais ágil e mais ampla”, diz Brigina Kemp, enfermeira sanitarista coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Para a população, a orientação é que, no caso de febre, tosse, dor no corpo e dor de cabeça, procure o serviço de saúde onde costuma ir, seja o centro de saúde, o convênio ou o consultório particular. O serviço vai avaliar o caso e a gravidade e, de acordo com protocolo do Ministério da Saúde, se o caso se encaixar na definição de caso suspeito e necessitar de internação, o paciente será internado e tratado em qualquer hospital.

A coleta de exames, tratamento específico e a notificação só serão realizados para casos graves e surtos. Os casos leves podem receber os tratamentos recomendados na rotina para atendimento de síndrome gripal. No caso de dúvida, a pessoa deve consultar seu profissional de saúde.

Casos. Campinas tem 46 casos confirmados de Influenza A (H1N1). Do total, 18 referem-se a pessoas que se infectaram no exterior e 27 são casos secundários. Um caso ainda está em investigação. Os principais locais de provável infecção dos casos importados foram Argentina, Chile, Inglaterra e Estados Unidos. Do total de casos, 23 são em homens e 23 em mulheres. A maioria dos casos está concentrada na faixa etária de 20 a 49 anos. Dois são em crianças. Não há casos em pessoas com mais de 60 anos. Quarenta e seis casos suspeitos estão em investigação - aguardando confirmação por exames. Sete pessoas encontram-se internadas.

A Secretaria de Saúde informa que a maioria das pessoas infectadas pela nova gripe manifesta sintomas leves, parecidos com os da gripe comum, e se recupera rapidamente. A letalidade média da nova gripe no mundo (0,45%) é igual à da gripe sazonal.

O Brasil tem registra um total de 1.175 casos confirmados da doença.