45 Nota para a imprensa sobre a Influenza A

06/07/2009

Campinas, 6 de julho de 2009, às 11h

 

Nota à imprensa

 

Ocorrências de casos humanos de Influenza A (H1N1)

1. CASOS EM CAMPINAS


1.1 – A Secretaria de Saúde de Campinas informa nesta segunda-feira, 6 de julho, que foram confirmados 6 NOVOS CASOS de infecção pelo vírus Influenza A (H1N1) em moradores de Campinas neste final de semana, dias 4 e 5 de julho.
1.2 – Com os novos casos, a Secretaria de Saúde registra um total de 22 CASOS CONFIRMADOS da doença. Vale lembrar que esses casos são o resultado acumulado desde os primeiros registros de infecção em moradores de Campinas, no dia 19 de junho.
A quase totalidade desses pacientes já recebeu alta ou está em processo de recuperação.

1.3 – PARA TODOS OS CASOS, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes.
1.4 – Até 3 de julho, a Secretaria de Saúde acompanhava 76 CASOS SUSPEITOS no município. As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial.

 

2. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS CASOS EM CAMPINAS

2.1 – Dos 22 casos positivos em Campinas, 18 foram confirmados por exames laboratoriais e 4 por critério clínico-epidemiológico. Do total, 11 foram de pessoas que se infectaram no exterior e 5 são de pessoas com vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior. Outros 6 casos permanecem em investigação.
2.2 – Os principais locais de provável infecção dos casos importados foram Argentina e Chile (apenas 1 caso no Chile).

2.4 – Do total, 11 são homens e 11 mulheres. Três casos são de crianças. Cinco são na faixa etária de 10 a 19 anos e os 14 restantes são de adultos entre 20 anos e 59 anos.

 

2. CASOS NO BRASIL (ATÉ 5 DE JULHO)

 

UF

CASOS

ÓBITOS

Amapá

1

0

Alagoas

5

0

Amazonas

1

0

Bahia

8

0

Ceará

5

0

Distrito Federal

31

0

Espírito Santo

11

0

Goiás

7

0

Maranhão

2

0

Mato Grosso*

5

0

Mato Grosso do Sul*

4

0

Minas Gerais

90

0

Pará

2

0

Paraná

30

0

Paraíba

4

0

Pernambuco

12

0

Piauí

5

0

Rio de Janeiro

91

0

Rio Grande do Norte

2

0

Rio Grande do Sul

104

1

Santa Catarina

56

0

São Paulo

399

0

Sergipe

5

0

Tocantins

5

0

BRASIL

885

1

 

3. CASOS CONFIRMADOS E ÓBITOS NO MUNDO

3.1 – De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 35 países têm casos autóctones totalizando 95.088 pessoas atingidas: Europa (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estônia, França, Alemanha, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido); Américas (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Panamá, Peru e Uruguai); Ásia (Japão); África (Egito) e Oceania (Austrália).

3.2 – Em sete deles, a transmissão do vírus entre pessoas é considerada sustentada: Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Reino Unido.

 

4. RECOMENDAÇÕES:

Diante da situação epidemiológica atual da influenza e considerando: a) o período de férias escolares; b) o início do inverno no Hemisfério Sul; c) o aumento do fluxo de viajantes para os países com transmissão sustentada (Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina e Austrália); d) o aumento de casos importados no Brasil; a Vigilância em Saúde de Campinas reforça as medidas de prevenção e proteção individual que neste momento são as mais importantes para reduzir o risco da propagação da doença no município e no País. As medidas são:

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.

- Evitar locais fechados com aglomeração de pessoas.

- Evitar o contato direto com pessoas doentes.

- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

- Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

- Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes ou/e roteiro de viagens recentes.

- Não usar medicamentos sem orientação médica.

- Pessoas que estão voltando de outros países, principalmente Estados Unidos, México, Argentina e Chile e apresentarem alguns dos sintomas em até 10 dias após saírem destes países devem: procurar assistência médica no serviço de saúde público ou privado onde costuma ser atendido e informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem e os sintomas.

A Vigilância em Saúde de Campinas reforça a necessidade dos viajantes estarem atentos, procurarem os serviços de saúde no caso de apresentarem sintomas e seguirem as orientações da Vigilância em relação às medidas de precaução para evitar que a doença se propague para seus contatos e para a comunidade.

 

Volta ao índice de notícias