Prefeitura de Campinas altera data de retorno Às aulas e suspende atividades nos Cemeis

29/07/2009

Autores: Denize Assis

A Prefeitura de Campinas suspendeu as aulas nos 71 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) e nas 39 creches municipais conveniadas a partir desta quarta-feira, dia 29 de julho, e até o dia 10 de agosto e prorrogou o início das aulas da rede pública municipal – pré-escola, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos - para a mesma data. A decisão, que atinge pelo menos 65 mil alunos em todo município, visa conter o avanço da epidemia da nova gripe (Influenza A H1N1).

A Prefeitura ainda recomendou que todas as escolas da rede privada e as universidades e faculdades da cidade adotem a mesma providência. Tecnicamente esta medida, preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é chamada de isolamento social. A resolução será publicada no Diário Oficial do Município amanhã, dia 29 de julho.

A reposição das aulas do ensino fundamental ocorrerá ao longo do segundo semestre para que o calendário de 200 dias letivos seja cumprido, conforme resolução formal da Secretaria de Educação a ser publicada nos próximos dias.

Durante o período sem aulas, gestores, professores, monitores, supervisores e outros servidores da educação vão ser capacitados sobre a nova gripe com informações sobre sintomas, formas de evitar o contágio e medidas de prevenção no ambiente escolar. Também serão orientados sobre como proceder na volta às aulas.

“O afastamento social é uma medida que tem impacto no avanço da epidemia. Isto ficou demonstrado em outros países como Estados Unidos e México que já enfrentaram uma primeira onda epidêmica do H1N1. Por isso, está sendo recomendado pela OMS. Neste período até dia 10, a situação epidemiológica da nova gripe em Campinas será avaliada e, se necessário, outras medidas serão adotadas. Inclusive, a data de reinício das atividades escolares no dia 10 poderá ser revista se necessário”, disse o secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva durante coletiva à imprensa na tarde desta terça-feira, dia 28 de julho.

Segundo a enfermeira sanitarista Maria Filomena Gouveia Vilela, diretora da Vigilância em Saúde de Campinas, a criança elimina mais vírus e tem período de transmissibilidade maior que o do adulto. “Por isso, a medida de interrupção das atividades escolares reduz o crescimento de casos, inclusive para adultos, e a possibilidade de agravamento dos quadros”, afirmou Maria Filomena.

Para o secretário de Educação, José Tadeu Jorge, que também participou da coletiva, o período de interrupção das atividades é importante para que os educadores adquiram conhecimento e qualificação em relação à nova gripe e saibam como tratar questão no retorno das aulas.

Os secretários de Saúde e de Educação ressaltaram que os servidores da educação podem, inclusive, ser disseminadores das recomendações para os pais e a comunidade. “Pais devem estar devidamente orientados para, no retorno às aulas, não enviar para a escola alunos com sintomas de gripe até que eles estejam totalmente recuperados. Esses estudantes devem ser acompanhados por um médico. Professores devem divulgar medidas de etiqueta respiratória preconizadas como lavar bem as mãos com água e sabão e que o hábito seja frequente, cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar copos, pratos e talheres”, disse José Francisco Saraiva.

O secretário de Saúde informou que a mesma regra vale para a comunidade em geral. “Pessoas com sintomas de gripe não devem ir ao trabalho, ao cinema, aos ambientes coletivos até estarem totalmente recuperadas. Elas devem procurar o médico ou serviço de saúde onde habitualmente costumam ir. O hospital deve ser reservado para casos graves”, disse o secretário de Saúde.

Outras providências. A Secretaria de Saúde está fazendo todos os esforços possíveis para deixar a população informada sobre a nova gripe - Influenza A (H1N1). Nesta terça-feira, 28 de julho, representantes de escolas privadas e da rede estadual de ensino foram capacitados sobre a doença, formas de prevenção, quando procurar o médico e situação da doença em Campinas contextualizada no cenário nacional e mundial.

Uma campanha de esclarecimento em parceria com a Empresa Municipal de Desenvolvimento (Emdec) está sendo programada para já entrar em vigor nos próximos dias na rodoviária e entre os motoristas e cobradores de ônibus.

Também já foram realizadas capacitações das redes de saúde pública e privada; reuniões com setores hoteleiro, de turismo, comercial, de educação e com representantes da Região Metropolitana de Campinas; reuniões com secretariado e autarquias municipais e com o Conselho Municipal de Saúde.

A Secretaria de Saúde também elaborou o plano de contingência e protocolo de atendimento; incrementou o plantão da Vigilância em Saúde; e reorganizou a rede de assistência. Também adequou a logística de recursos materiais e humanos; e tem incrementado constantemente as ações de comunicação, informação e mobilização social.

Dados. Campinas confirmou até o momento 74 casos da nova gripe, com um óbito. Estão sendo investigados oito óbitos suspeitos de Doença Respiratória Aguda Grave (SRAG) que serão analisados para várias doenças, inclusive para Influenza A (H1N1). Também estão em análise sete surtos suspeitos em escolas, empresas e serviços de saúde.

Do total de casos positivos, 69 foram confirmados por exames laboratoriais e 5 por critério clínico-epidemiológico. Dezenove foram de pessoas que se infectaram no exterior e o restante são casos secundários.

A análise epidemiológica realizada até o momento indica que a faixa etária mais acometida tanto pelo vírus H1N1 é a de 20 a 49 anos. Do total de casos, 32 são em homens e 42 em mulheres.

O monitoramento da circulação do novo vírus no município está sendo feito pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e Vigilâncias Distritais com apoio dos Núcleos de Vigilância dos hospitais, com base no acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados.

No Brasil, até o momento, foram confirmados 1.566 casos da nova gripe, com mais de 35 óbitos.

O secretário de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, destacou que 99,5% dos casos da nova gripe evoluem bem. A letalidade média da nova gripe no mundo (0,45%), até o momento, é igual à da gripe sazonal e não tem sido diferente no Brasil e em Campinas. “Reforço que as pessoas com sintomas devem procurar o seu médico ou o centro de saúde onde costumam ir, como já se faz com a gripe comum. O hospital deve ser reservado para casos graves”.

Volta ao índice de notícias