Vacinação contra a gripe continua em Campinas

30/07/2012

Autor: Marina Avancini

A Vacinação Nacional contra a Gripe continua em Campinas. A campanha deveria ter sido encerrada em 25 de maio, mas a cobertura foi de 75,1%. Por isso, as vacinas continuam sendo aplicadas nos 63 centros de saúde da cidade. A prevenção é trivalente e imuniza contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B.

Devem ser vacinadas as pessoas com mais de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, gestantes, trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas. Os últimos devem apresentar atestado médico ou receita de remédio com data de até seis meses atrás.

De acordo com informações da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), a vacinação atingiu 86,4% das crianças, 100% dos trabalhadores em Saúde, 72,7% das gestantes e 69,5% dos idosos.

No caso das crianças, os pais devem ficar atentos à necessidade da segunda dose, que deve ser aplicada pelo menos 30 dias depois da primeira. A médica sanitarista da Covisa, Naoko Silveira afirma que é preciso tomar a segunda dose para que a imunização seja completa.

A vacinação contra a gripe é segura, eficaz, não transmite o vírus, e é um dos meios de proteger este grupo prioritário contra complicações que a doença pode trazer, como, por exemplo, pneumonias.

Neste ano, em Campinas, foram notificados 84 casos de síndrome respiratória aguda em pessoas moradoras da cidade, dos quais 10 foram confirmados para vírus da gripe H1N1, três como gripe por outro tipo de vírus, 52 descartados e 19 ainda estão em processo de análise no Instituto Adolfo Lutz.

Cuidados

De acordo com o médico sanitarista André Ribas Freitas, os três tipos de vírus da gripe podem causar doença grave. "Além da vacina para os grupos considerados de risco, é importante ter cuidados básicos, como lavar as mãos quando estiver em locais públicos e, ao chegar em casa, evitar contato das mãos com a boca e o nariz e evitar aglomerações", afirma.

Ele alerta que o serviço de saúde deve ser procurado nos casos de febre, principalmente se acompanhada de tosse e/ou dor de garganta.

Volta ao índice de notícias