Saúde remove 1,4 toneladas em operação anti-dengue na região Sul

18/08/2004

Talita El Kadri

Agentes comunitários de saúde do Centro de Saúde São Domingos e do Módulo Paidéia do Fernanda, na Região Sul de Campinas, removeram, na última sexta-feira, 13 de agosto, um caminhão com 1,4 mil quilos de entulhos na área do Jardim Fernanda numa grande operação de combate e prevenção à dengue. Na oportunidade, também houve aplicação do larvicida biológico BTI nos recipientes de água da população que não conta com abastecimento. A comunidade ainda foi conscientizada sobre os riscos da doença e maneiras de evitá-la.

O supervisor de controle ambiental da Vigilância em Saúde (Visa) Sul, Giovani Del Gallo, informa que as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue – foram desencadeadas após o resultado de uma pesquisa do índice breteau - que aponta a porcentagem do número de criadouros com larvas do mosquito por residência – em julho, na região do Campo Belo.

"A pesquisa apontou 2,9%, índice alto para os meses de inverno. Nessa época do ano a incidência da doença deve ser menor já que as condições climáticas não favorecem a proliferação do mosquito – Giovani explica que as equipes de saúde iniciaram o combate à doença imediatamente - no dia 16 de julho retiramos 130 pneus numa operação cata-bagulhos e continuamos com ações para eliminar criadouros, principalmente os removíveis, como latinhas, potes e garrafas".

A Visa Sul informa que outras ações estão sendo desencadeadas para reduzir o próximo índice breteau da região do São Domingos. No Jardim Ipanema, os moradores já contam com a coleta de lixo nas residências, o que evita o acúmulo de potenciais criadouros do mosquito da dengue. "O bairro tinha uma única lixeira que estava sempre cheia. Havia muita sujeira espalhada pelo chão e o local era um criadouro até para ratos e outras pragas", afirma Giovani. A medida contou com o auxílio do Departamento de Limpeza Urbana (DLU).

De acordo com o supervisor de controle ambiental, ações para conscientizar as crianças que residem na região Sul também estão programadas. "Vamos fazer, em parceria com 13 escolas municipais e estaduais da região, operações educativas como a gincana da dengue".

Na próxima sexta-feira, dia 20 de agosto, acontecem operações cata-bagulho novamente na área do Centro de Saúde São Domingos, desta vez no Campo Belo I. No mesmo dia será promovida ação contra a dengue na área do Centro de Saúde Faria Lima, também na região Sul.

Volta ao índice de notícias