Campinas vacina suas crianças contra a pólio neste sábado, 26

25/08/2006

Campanha é nacional e será aberta na cidade pelo Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva,
às 9h, no CS Costa e Silva. Meta é imunizar 69,8 mil

O Secretário Municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, e o diretor de Saúde do município, Pedro Humberto Scavariello, abrem neste sábado, 26 de agosto, às 9h, no Centro de Saúde (CS) Costa e Silva, região leste, a 2a etapa da Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil.

Com o slogan "O seu filho quer a segunda dose de sua atenção", a meta é vacinar pelo menos 69,8 mil crianças menores de cinco anos em toda a cidade, o que corresponde a 95% da população nesta faixa etária, que é a meta indicada pelo Ministério da Saúde. Na primeira fase, em junho, a cidade obteve 82,88% de cobertura. A campanha é promovida todos os anos pelo Ministério da Saúde, estados e municípios com o objetivo é manter erradicada a poliomielite no Brasil.

Para alcançar os 95% de cobertura, a Secretaria de Saúde contará com uma equipe de 1,3 mil pessoas, entre servidores e voluntários, que vão atuar em mais de 300 postos de vacinação fixos e volantes espalhados pelas cinco regiões da cidade.

Além disso, alguns Centros de Saúde (CSs) vão promover atividades para chamar a atenção e atrair a criançada. O CS Esmeraldina, na região sul, vai realizar a vacinação animada. Toda equipe da unidade vai estar caracterizada com fantasias de personagens infantis como Bob Esponja, Casal Incrível, Mulher Maravilha, Super-homem e Meninas Superpoderosas entre outros.

O intuito é garantir a cobertura vacinal de 95%, diz a enfermeira Márcia Regina Geniselli, coordenadora da unidade. Segundo ela, é preocupante o discreto declínio que vem sendo observado nas coberturas vacinais dos últimos anos. A existência de áreas geográficas com baixas coberturas vacinais por tempo prolongado promove o estabelecimento de bolsões de suscetíveis, vulneráveis à reintrodução do poliovírus selvagem proveniente de áreas ainda endêmicas, diz.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, a preocupação de Márcia se justifica porque, embora o Brasil esteja livre deste agravo, o poliovírus selvagem continua circulante em muitos países da África, Mediterrâneo Oriental e Sudeste da Ásia. Em 14 países dessas regiões foram registrados 1.856 casos confirmados de 2005 a 24 de janeiro de 2006.
Em 2005, mesmo mantendo a vacinação de rotina com taxas acima de 90%, a Indonésia foi surpreendida com um caso importado, a partir do qual a doença se propagou. Esse país que não apresentava nenhum caso de poliomielite desde 1995 e interrompeu as campanhas de vacinação em 2002, contabiliza 299 casos registrados de poliovírus selvagem, de 2005 até 24 de janeiro deste ano.

O exemplo da Indonésia serve de alerta para o Brasil que deve se empenhar para o alcance de coberturas vacinais adequadas de 95% tanto nas campanhas nacionais anuais como na vacinação de rotina, além de contar com uma vigilância epidemiológica atuante para permanecer sem nenhum caso de poliomielite no país, afirma Saraiva.

Por isso, segundo Saraiva, a Secretaria de Saúde conclama todos os pais e responsáveis para que levem as crianças menores de cinco anos aos postos de vacina. Além disso, solicitamos a todos pediatras para que indiquem a participação das crianças nas campanhas de vacinação, independente do uso da vacina oral ou injetável contra poliomielite na rotina. Só assim, com toda sociedade empenhada na defesa dessa causa é que se pode assegurar um Brasil livre da paralisia infantil, afirma.

Denize Assis

Abertura da 2a etapa da Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil em Campinas
Data: 26/08 (sábado)
Local: Centro de Saúde Costa e Silva