Saúde qualifica profissionais que atuam na rede básica e saúde mental de adolescentes

09/08/2010

Autor: Marcos Aurélio Capitão

Qualificar 140 pediatras, enfermeiros e profissionais de saúde mental que atuam na atenção básica e serviços de referência em saúde mental de adolescentes, em Campinas, é o objetivo da primeira fase do Projeto de Qualificação da Clínica Ampliada para Adolescentes que tem início nesta terça-feira, dia 10, e se estende até quinta-feira, dia 12. A capacitação ocorre na Anhanguera Educacional - FAC 3 - Sala 86, 87 e 88, Bloco I, que fica na Rua Luiz Otávio, 1.313, Parque Taquaral.

O evento é promovido pela Coordenadoria do Programa da Criança e do Adolescente, da Secretaria Municipal de Campinas, Saúde Mental do município e Centro de Educação dos Trabalhadores de Campinas (Cets), em parceria com a Unicamp.

O curso está programado para ocorrer em vinte encontros temáticos, oferecidos em dois horários, quinzenalmente, com temas identificados em pesquisas com pediatras.

Ocorrerão também quatro encontros de rede (um encontro por mês) da Rede Municipal da Criança e do Adolescente, promovendo trabalho intersetorial com profissionais da saúde, educação, assistência social e cultura.

“Nossa proposta é capacitar, estimular o trabalho em equipe e criar uma rede de solidariedade na atenção ampliada ao adolescente, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria”, esclarece Maria Fernanda Costa Haddad, coordenadora do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente.

A capacitação contará com o apoio da pediatra Maria Fernanda Costa Haddad, dos apoiadores de Saúde Mental do município, Deivisson Vianna Dantas e Eduardo Bueno, Fernando Cesar Chacra, do (Cets) e outros representantes de universidades locais e estaduais.