Rede pública de saúde de Campinas disponibiliza vacina contra meningite C, a partir de 3 de setembro

31/08/2010

Autor: Denize Assis

A vacina anti-meningococo C, contra a meningite meningocócica C (doença meningocócica pelo tipo C), foi incluída na rotina do calendário básico de vacinação da rede pública de saúde em todo Brasil e estará disponível para aplicação em todos os Centros de Saúde de Campinas a partir do dia 3 de setembro.

Inicialmente, em setembro e outubro, a nova vacina será aplicada em crianças com idades entre 1 ano e 1 ano 11 meses e 29 dias. Nesta faixa etária, a pessoa recebe uma dose. Em novembro e dezembro de 2010, passa a estar disponível para crianças menores de 1 ano de idade. A partir de 2011, será aplicada aos 3 e 5 meses de idade, com uma dose de reforço aos 12 meses.

Segundo a Vigilância em Saúde de Campinas, é importante reforçar que a vacina está sendo introduzida na rotina do calendário nacional de imunizações de uma maneira ampliada. Anteriormente, já estava disponível no SUS, mas restrita a grupos populacionais específicos, que continuam contemplados. Não se trata de campanha, nem de controle de surto ou epidemia, não havendo, portanto, motivos de preocupação para a população não contemplada.

A doença meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo). Embora atualmente não seja das doenças infecciosas mais prevalentes, apresenta potencial de morbimortalidade elevado e com evolução rápida. A taxa de letalidade, em algumas situações, pode atingir valores superiores a 50%, quando existe a septicemia. Em até 20% dos casos os pacientes podem evoluir com seqüelas como surdez, déficit neurológico e amputação das extremidades. Acomete pessoas de todas as faixas etárias, porém a maior incidência é observada em crianças menores de 5 anos, sobretudo em menores de 1 ano.

Em Campinas, em 2010, foram notificados 37 casos de doença meningocócica, com 11 óbitos. Vinte casos foram do tipo C. Em 2009, foram 38 casos, com 8 óbitos. Do total, 31 foram do tipo C. No Brasil, em 2009 foram confirmados 2.638 casos, com letalidade de 21% (547 óbitos). Até o ano de 2005 o sorogrupo B era predominante. A partir desse mesmo ano, a prevalência passa a ser do C. A proporção de menigococos do sorogrupo C vem aumentando nos últimos anos, passando de 26% em 2000 para 75% em 2009.

Segundo a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, o Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde é um dos melhores do mundo. Com a introdução desta vacina, o Brasil passa a ter 13 tipos de vacinas para proteger contra 19 doenças. Além disso, a oferta do PNI, considerando as imunizações especiais, passa a ser de 28 tipos de vacinas.

“O Programa tem ganhado desenvoltura, incorporado novas vacinas e está atrelado a novas tecnologias. A inclusão da vacina anti-pneumocócica, no primeiro semestre de 2010, e agora da vacina contra o meningococo C representa um grande avanço para a saúde pública brasileira. Os imunizantes protegem contra doenças de grande potencial de gravidade e vão contribuir para a redução da mortalidade infantil e para a melhoria da qualidade de vida da população”, diz Brigina Kemp.

Capacitação. Para preparar as equipes da rede pública municipal de saúde para o cronograma de implantação da nova vacina, a Secretaria de Saúde promove capacitação nesta terça-feira, dia 31 de agosto, às 14h, na Cati, na avenida Brasil, para todos os enfermeiros e auxiliares de enfermagem que, de volta às suas unidades, na quarta-feira, vão repassar as informações e organizar as salas de vacina.

Campinas conta com uma população de 14.600 crianças entre 1 ano e menores de 2 anos, que constitui-se no primeiro público-alvo a ser vacinado.