Samu presta assistência a 60 na Corrida Integração

29/09/2003

Equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência de Campinas (Samu) prestaram assistência a sessenta pessoas durante a 20a edição da Corrida Integração, na manhã deste domingo, 28 de setembro. Os atendimentos foram feitos no ambulatório instalado no portão 7 do Parque Portugal, onde fica a Lagoa do Taquaral.

De acordo com a coordenação do Samu, não houve ocorrência de maior gravidade. No entanto, duas das sessenta pessoas atendidas necessitaram ser removidas para hospitais. "Os outros pacientes foram atendidos e liberados no local já que o ambulatório manteve profissionais e equipamentos necessários para resolver o problema no próprio local", disse o médico emergencista José Roberto Hansen, coordenador do serviço.

Para garantir assistência imediata aos participantes, o Samu disponibilizou uma equipe com 14 profissionais de enfermagem, sete motoristas e três médicos. Foram mantidas no local uma viatura de suporte básico e uma de suporte avançado, com equipamento de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Hansen informa que o Samu operou neste final de semana com sete ambulâncias de suporte básico e duas de suporte avançado, com equipamentos de UTI, além das duas viaturas enviadas para o evento. Nesta segunda-feira, 29, o Samu mantém onze viaturas, sendo duas de suporte avançado, sete de suporte básico e duas simples.

Saiba mais

O Samu é um serviço que presta atendimento gratuito a qualquer pessoa que necessite de orientação e/ou avaliação em casos de urgência médica. O serviço existe desde 1996 e, atualmente, recebe 5 mil solicitações por mês.

Também realiza o transporte de 2.500 pacientes crônicos, que, sem recursos próprios, carecem de ser transportados para serviços de hemodiálise, fisioterapia e quimoterapia. Para solicitar transporte para pacientes crônicos, o cidadão deve entrar em contato entre 7h e 12h30 pelo telefone 0800 7710192 para fazer o agendamento.

Nos casos de urgência, basta que o usuário disque para o número 192. A pessoa deve ter calma e informar à telefonista seu nome, a relação que tem com a vítima, o nome do paciente, endereço, bairro, ponto de referência para o atendimento e telefone.

Depois de passar pela telefonista, o usuário é atendido pelo médico regulador, que solicita informações sobre o paciente. A partir destas informações é que é liberada a viatura mais adequada para o atendimento. A pessoa pode ser atendida no local e ser liberada se apresentar melhora ou, dependendo da gravidade do caso, ser encaminhada a um pronto-socorro (PS). O custo mensal do Samu é de mais de R$ 700 mil mensais.

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