Secretaria de Saúde leva informações sobre dengue a 3,4 mil alunos de escolas públicas do São Marcos e Santa Mônica

08/09/2004

Talita El Kadri

A partir desta quinta-feira, 9 de setembro, e até o dia 22 deste mês, 3,4 mil alunos de escolas públicas da abrangência dos Centros de Saúde (CS) São Marcos e Santa Mônica, na Região Norte de Campinas, vão aprender sobre dengue, o mosquito transmissor e as formas de prevenção.

A atividade, extra-curricular, é parte do Projeto Primavera – Florescer com Saúde, da Secretaria de Saúde de Campinas, e está sendo promovida pela Vigilância em Saúde (Visa) Norte em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Centro de Ensino do Trabalhador da Saúde (Cets) e Centros de Saúde São Marcos e Santa Mônica, com apoio das secretarias municipais de Cultura, Educação, Transportes, da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) e de empresas da região.

De acordo com a Visa Norte, as equipes de saúde vão visitar todas as turmas dos colégios Professora Castinalta, Padre Narciso e 31 de março, para orientar alunos de maneira simples e didática, durante 15 minutos, sobre as formas de combater a dengue. A equipe vai aproveitar a oportunidade para abordar temas como leptospirose e febre maculosa.

"Em outros 30 minutos, todos poderão ver exemplares de animais como morcegos, cobras e larvas do mosquito da dengue, disponíveis no kit do CCZ de animais peçonhentos e fauna sinantrópica. Neste momento, os alunos vão poder tirar dúvidas", afirma o supervisor de controle ambiental do Distrito de Saúde Norte, Roberto Ribeiro de Souza.

Segundo Souza, as equipes vão propor que os estudantes façam desenhos com o tema dengue. Todas as produções precisam ser entregues para a organização até 17 de setembro e serão expostas nos pátios de cada colégio no último dia do projeto, quando acontecem oficinas de fabricação de brinquedos promovidas pela Secretaria de Cultura e uma passeata para simbolizar o fim desta etapa do projeto. "A idéia é avaliar o projeto-piloto, fazer possíveis correções e, em breve, ampliá-lo para as outras áreas da região norte", diz.

Rosália. Na última quarta-feira, dia 1° de setembro, as equipes de saúde retiraram 1,4 mil quilos de entulhos e visitaram 350 imóveis na área do módulo Paidéia do Rosália, na área do CS Anchieta. "Promovemos a ação nessa região pois identificamos uma grande quantidade de criadouros removíveis como garrafas, pneus e latinhas. Obtivemos um ótimo resultado com baixa pendência, ou seja, imóveis que estão fechados ou nos quais o proprietário se recusa a receber a equipe de saúde", afirma Souza.

As equipes do Distrito de Saúde Norte prosseguem na próxima sexta-feira, 10 de setembro, com ação de combate à dengue casa a casa na área dos Centros de Saúde Santa Mônica e São Marcos. A atividade ocorre sempre às sextas-feiras, desde 27 de agosto.

Durante os trabalhos, a população é orientada a tomar alguns cuidados que podem diminuir o número de criadouros do mosquito da dengue, como limpar calhas e piscinas, guardar garrafas de cabeça para baixo, limpar e vedar a caixa d’água, cobrir pneus, ajustar o prato ao vaso de planta e dispor corretamente o lixo jogando-o em lugares apropriados entre outras providências.

Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça e no corpo e fraqueza.. Também podem surgir manchas pelo corpo. Ao apresentar algum destes sinais, a pessoa deve procurar o Centro de Saúde. Em 2004, Campinas registrou 22 casos de dengue.

Volta ao índice de notícias