Equipes visitaram, esta semana no São Domingos, mais de 500 domicílios em ações contra a dengue

23/09/2005

Equipes da Vigilância em Saúde (Visa) Sul da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas visitaram, de segunda-feira a sexta-feira desta semana, de 19 a 23 de setembro, moradores de mais de 500 domicílios nos bairros Jardim Campo Belo 1 e Jardim Campo Belo 2, na abrangência do Centro de Saúde (CS) São Domingos, durante trabalhos de combate à dengue.

As ações incluíram busca de pessoas com sintomas, orientações aos moradores sobre maneiras de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue, e inviabilização e remoção de criadouros – recipientes que acumulam água propiciando a reprodução do Aedes aegypti. Os trabalhos prosseguem na próxima semana.

O supervisor de controle ambiental Geovani Legendre Delgallo, da Vigilância em Saúde (Visa) Sul, informa que as ações de controle da dengue na abrangência do CS São Domingos são ininterruptas e foram reforçadas novamente esta semana devido à confirmação de mais um caso autóctone da doença no local.

"Esta comunidade exige, independentemente da ocorrência de casos, ações ininterruptas e monitoramento constante devido às condições de infra-estrutura e pelo registro de surtos epidêmicos consecutivos, o que potencializa o risco de casos graves", diz.

Segundo ele, este ano, foram confirmados mais de 60 casos de dengue na abrangência do São Domingos. A área concentra a maioria das ocorrências registradas na cidade desde janeiro de 2005 - foram 114 casos, 94 deles autóctones (quando a pessoa é infectada no local onde mora).

Campinas registra transmissão do vírus da dengue há nove anos consecutivos, com picos epidêmicos em 1998, 2001, 2002 e 2003, sendo que o maior número de casos – 1,4 mil casos - foi registrado em 2002. Em 2003, houve 450 confirmações e, no ano passado, 24.

Os exames laboratoriais mostram a circulação do vírus da dengue dos tipos 1, 2 e 3 nestes anos de epidemia, sendo que em 2000 houve um óbito de dengue hemorrágico e na epidemia de 2002 ocorreram 13 casos de dengue hemorrágico, sem óbitos.

Os sintomas principais da dengue são febre, dor de cabeça e mal-estar geral. A pessoa com a doença também pode apresentar dor nas juntas e manchas vermelhas na pele. Ao manifestar algum destes sinais, o cidadão deve procurar o Centro de Saúde rapidamente.

Denize Assis

Volta ao índice de notícias