CEREST tem dois trabalhos premiados em Congresso em S. José dos Campos

11/09/2009

Autor: Da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), da Secretaria de Saúde de Campinas, teve dois de seus trabalhos premiados no 11º Congresso Paulista de Saúde Pública, promovido pela Associação Paulista de Saúde Pública, em São José dos Campos, entre 22 e 26 de agosto.

AS duas experiências receberam menção honrosa. A primeira aborda “A articulação interinstitucional como estratégia de combate ao silêncio epidemiológico nas doenças causadas por asbesto”.

O asbesto, ou amianto, é uma fibra mineral usada para confecção de telhas de fibrocimento e seu uso está banido do Estado de São desde junho de 2008 por tratar-se de produto que causa doenças como a asbestose, os cânceres de pulmão, de pleura e de peritônio

A segunda experiência trata da questão dos “Trabalhadores expostos cronicamente a substâncias químicas: a necessidade de vigilância em saúde dos trabalhadores”.

Os dois trabalhos foram desenvolvidos pelos médicos sanitaristas Mírian Pedrollo Silvestre, Marcos Oliveira Sabino, Vera Lúcia Salerno, pela enfermeira Maria aparecida Torres Amâncio e pela coordenadora do CEREST, a fonoaudióloga Andréa Marques Tavares.

Para Andréa, a premiação é um reconhecimento do trabalho do CEREST Campinas e da atuação da saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS). “Além disso, dá visibilidade às questões de saúde do trabalhador porque traz a possibilidade de discussão, de compartilhar com a sociedade e com outros profissionais de saúde os problemas de saúde no trabalho no âmbito da saúde pública. Também estimula ações em saúde do trabalhador”, afirma.

Volta ao índice de notícias