Saúde promove gincana de dengue no Dic 1

21/10/2002

Alunos de escolas públicas da área de abrangência do CS (Centro de Saúde) Dic 1, localizado na Região Sudoeste de Campinas, são os mais novos aliados da Prefeitura de Campinas contra a dengue. A partir desta segunda-feira, 21 de outubro, cerca de 200 estudantes de 4ª série das escolas estaduais Deputado Eduardo Barnabé, Dic 1, Sargento Pedroso e da Escola Municipal Correia de Melo participam da Primeira gincana de integração ao combate à dengue do CS Dic 1.

A atividade será no Bosque Augusto Huschi, conhecido como Bosquinho do Dic 1. Esta é a segunda gincana sobre o tema promovida pela Secretaria de Saúde em menos de 30 dias. As brincadeiras fazem parte do Arrastão da Prevenção, lançado no final de agosto pela Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias de Educação e de Cultura e com apoio da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), ONGs (Organização Não Governamental) e da iniciativa privada. O objetivo é orientar a população, principalmente escolares, sobre como combater a dengue.

Os alunos que participam da gincana foram selecionados após redigirem textos com o tema Prevenir ou erradicar a dengue, eis a questão. Cada escola faz as provas num dia. E, em cada dia, serão classificados os 10 alunos que tiverem melhor desempenho. No último dia, as escolas, representadas por estes classificados, fazem uma nova prova. Vence a escola que completar e acertar o maior número de provas. Todos os participantes vão receber camisetas.

Os alunos do colégio vencedor ainda fazem um passeio ao Sesi Santos Dumond, em 13 de novembro, quando vão poder conhecer o circuito de reciclagem da entidade. Neste dia, eles ainda vão ganhar lanches do Mc Donalds.

O Bosquinho do Dic 1 também mostra, a partir de hoje, 21 de outubro, uma exposição com trabalhos educativos feitos por alunos de todas as escolas envolvidas na gincana. O evento conta com monitores que passam informação para qualquer visitante.

Campinas tem confirmados, em 2002, 1419 casos de dengue. Deste total, 1219 são de pessoas que foram infectadas no município ou seja, são autóctones.