Campinas reforça ofensiva contra a dengue

09/10/2007

Autor: Denize Assis

A Secretaria de Saúde de Campinas vai intensificar a ofensiva contra a dengue a partir deste mês. O pontapé inicial dos trabalhos ocorreu nesta segunda-feira, dia 8 de outubro, com a primeira reunião da Comissão Municipal Permanente de Controle de Epidemias e Endemias de Antropozoonoses.

A comissão, estabelecida pelo decreto 15.935/2007 e formada por diversas secretarias e órgãos municipais, vai viabilizar politicamente e tecnicamente o plano de intensificação e combate à doença.

“O controle da dengue é uma prioridade política desta gestão. Neste sentido, quero ressaltar a importância da intersetorialidade e das ações contínuas de combate e a necessidade de mantermos um processo de constante aperfeiçoamento do programa de combate à doença de maneira a evitar a ocorrência de epidemias e, principalmente, das formas graves. É com este intuito que estamos reunidos hoje”, disse o secretário de Saúde José Francisco Kerr Saraiva, que abriu a reunião.

Após a fala de abertura do secretário, a equipe técnica da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) apresentou a situação da dengue no município, contextualizou o cenário em relação ao Estado e ao País, enfocou a possibilidade de um cenário não muito favorável para o próximo período e a necessidade das medidas para intensificar a ofensiva contra o Aedes aegypti.

“O aumento da ocorrência de dengue em 2007 e a continuidade da transmissão em Campinas, em municípios vizinhos e em outras regiões do Estado e do País apontam para o risco de novos surtos epidêmicos. Por isso, diante deste cenário, queremos discutir medidas e elencar tarefas, inclusive com a possibilidade de buscar recursos financeiros junto ao Estado e União e de ampliar recursos humanos”, afirmou a enfermeira sanitarista Maria Filomena Gouveia Vilela, diretora interina da Covisa.

As propostas apresentadas na reunião incorporam ações a serem implementadas pela própria Secretaria de Saúde, ações intersetoriais e trabalhos conjuntos com a Secretaria de Estado da Saúde que estava representada na reunião por técnicos da Superintendência do Controle de Endemias (Sucen) e do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) VII.

Entre as propostas estão o trabalho com recicladores e ações de educação em saúde, comunicação e mobilização social. A Sucen colocou à disposição do município o reforço temporário de 38 pessoas para as ações de campo. Uma outra reunião ficou marcada para a próxima segunda-feira, dia 15, quando serão apresentadas ações mais detalhadas a serem desencadeadas.

Além do secretário de Saúde e de técnicos das Secretarias de Saúde do Município e do Estado, estavam presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, do Departamento de Limpeza Urbana e da Coordenadoria das Administrações Regionais da Secretaria Municipal de Infra-estrutura e do Departamento de Comunicação (Decom).

A Comissão Municipal Permanente de Controle de Epidemias e Endemias de Antropozoonoses de Campinas foi criada com a finalidade de atuar na prevenção e controle de doenças que possuem em seus determinantes componentes ambientais como dengue, febre maculosa, leptospirose, esquistossomose, hantavirose, leishmaniose, raiva e outras de importância epidemiológica em Campinas e região.

Este ano, em Campinas, foram confirmados laboratorialmente 4.714 casos de dengue.